sicnot

Perfil

Mundo

Alerta de tsunami levantado depois de sismo em Vanuatu

O sismo que atingiu ao início de sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) o arquipélago do Vanuatu não provocou danos significativos e o alerta de tsunami já foi levantado.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter ocorreu a um profundidade de 35 quilómetros e a cerca de 209 quilómetros da capital do Vanuatu, Port Villa.

O centro nacional de alertas de tsunami emitiu inicialmente um aviso, mas acabou por o cancelar por "não existir ameaça".

Testemunhas indicaram que o sismo foi sentido, mas sem provocar grandes danos.

"Sentimos o sismo, mas o que perdemos foi um vaso e algumas flores", afirmou Dave Cruz, gestor de uma estância turística na ilha Espírito Santo.

"Aqui, os sismos são parte da vida", acrescentou.

O Vanuatu está situado na zona do "Anel de Fogo", uma área de forte atividade tectónica que está sujeita a frequentes sismos e erupções vulcânicas.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.