sicnot

Perfil

Mundo

Alerta de tsunami levantado depois de sismo em Vanuatu

O sismo que atingiu ao início de sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) o arquipélago do Vanuatu não provocou danos significativos e o alerta de tsunami já foi levantado.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter ocorreu a um profundidade de 35 quilómetros e a cerca de 209 quilómetros da capital do Vanuatu, Port Villa.

O centro nacional de alertas de tsunami emitiu inicialmente um aviso, mas acabou por o cancelar por "não existir ameaça".

Testemunhas indicaram que o sismo foi sentido, mas sem provocar grandes danos.

"Sentimos o sismo, mas o que perdemos foi um vaso e algumas flores", afirmou Dave Cruz, gestor de uma estância turística na ilha Espírito Santo.

"Aqui, os sismos são parte da vida", acrescentou.

O Vanuatu está situado na zona do "Anel de Fogo", uma área de forte atividade tectónica que está sujeita a frequentes sismos e erupções vulcânicas.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.