sicnot

Perfil

Mundo

Alerta de tsunami levantado depois de sismo em Vanuatu

O sismo que atingiu ao início de sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) o arquipélago do Vanuatu não provocou danos significativos e o alerta de tsunami já foi levantado.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter ocorreu a um profundidade de 35 quilómetros e a cerca de 209 quilómetros da capital do Vanuatu, Port Villa.

O centro nacional de alertas de tsunami emitiu inicialmente um aviso, mas acabou por o cancelar por "não existir ameaça".

Testemunhas indicaram que o sismo foi sentido, mas sem provocar grandes danos.

"Sentimos o sismo, mas o que perdemos foi um vaso e algumas flores", afirmou Dave Cruz, gestor de uma estância turística na ilha Espírito Santo.

"Aqui, os sismos são parte da vida", acrescentou.

O Vanuatu está situado na zona do "Anel de Fogo", uma área de forte atividade tectónica que está sujeita a frequentes sismos e erupções vulcânicas.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52