sicnot

Perfil

Mundo

Antiga estrela de futebol George Weah é candidato às presidenciais da Libéria

A antiga estrela de futebol internacional George Weah anunciou hoje que vai voltar a candidatar-se às eleições presidências de 2017 da Libéria.

© Luc Gnago / Reuters

"Caros cidadãos, tendo ouvidos os vossos gritos e visto a vossa aflição. Eu respondo aos vossos apelos e declaro, perante vós e Deus Todo Poderoso, que vou ser candidato a Presidente em 2017", afirmou perante uma multidão reunida na sede do seu partido, o Congresso para a Mudança Democrática.

George Weah, de 49 anos, já foi candidato às eleições em 2005, quando perdeu para a atual Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, tendo em 2011 voltado a ser candidato para a vice-presidência.

Johnson Sirleaf não pode voltar a candidatar-se, devido ao limite constitucional de dois mandatos.

Muito popular no seu país, "Sir George" foi eleito em dezembro de 2014 senador da província de Montserrado, a mais populosa do país, onde está localizada a capital da Libéria, Monróvia.

Antes de ser converter à política, George Weah foi uma estrela do futebol internacional, tendo ganhado a Bola de Ouro em 1995, bem como o troféu de melhor jogador mundial da Fifa.

O candidato jogou no AC Milan, Paris Saint-Germain e no Mónaco.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC