sicnot

Perfil

Mundo

Antiga estrela de futebol George Weah é candidato às presidenciais da Libéria

A antiga estrela de futebol internacional George Weah anunciou hoje que vai voltar a candidatar-se às eleições presidências de 2017 da Libéria.

© Luc Gnago / Reuters

"Caros cidadãos, tendo ouvidos os vossos gritos e visto a vossa aflição. Eu respondo aos vossos apelos e declaro, perante vós e Deus Todo Poderoso, que vou ser candidato a Presidente em 2017", afirmou perante uma multidão reunida na sede do seu partido, o Congresso para a Mudança Democrática.

George Weah, de 49 anos, já foi candidato às eleições em 2005, quando perdeu para a atual Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, tendo em 2011 voltado a ser candidato para a vice-presidência.

Johnson Sirleaf não pode voltar a candidatar-se, devido ao limite constitucional de dois mandatos.

Muito popular no seu país, "Sir George" foi eleito em dezembro de 2014 senador da província de Montserrado, a mais populosa do país, onde está localizada a capital da Libéria, Monróvia.

Antes de ser converter à política, George Weah foi uma estrela do futebol internacional, tendo ganhado a Bola de Ouro em 1995, bem como o troféu de melhor jogador mundial da Fifa.

O candidato jogou no AC Milan, Paris Saint-Germain e no Mónaco.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..