sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU reúne-se de emergência sobre a Coreia do Norte

O Conselho de Segurança da ONU iniciou hoje à porta fechada uma reunião de emergência pedida pelos Estados Unidos, depois de a Coreia do Norte realizar novos testes de mísseis balísticos.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

© Muhammad Hamed / Reuters

A Coreia do Norte tentou lançar dois mísseis de médio alcance, mas as tentativas falharam, segundo as autoridades da Coreia do Sul.

A 15 de abril, dia de aniversário do fundador do regime Kim II-Sung, a Coreia do Norte já tinha sofrido um revés com a falha do míssil Musudan, um engenho capaz de atacar as bases militares dos Estados Unidos na ilha de Guam, no Pacífico.

Pyongyang anunciou depois, a 23 de abril, o lançamento do míssil a partir de um submarino.

O Conselho de Segurança da ONU condenou o lançamento, que violou as resoluções das Nações Unidas que proíbem a Coreia do Norte de fazer ensaios balísticos e nucleares.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.