sicnot

Perfil

Mundo

Estabelecimentos comerciais estão a ser alvo de pilhagens na Venezuela

Dezenas de estabelecimentos comercias estão a ser alvo de pilhagens em várias localidades da Venezuela. Em Los Tanques, a sul de Caracas, mais de uma centena de pessoas tentou pilhar um supermercado. A tentativa aconteceu depois da chegada de produtos de primeira necessidade que esgotaram rapidamente.

A imprensa local fala em vários feridos e mais de 50 detenções. Uma cena semelhante aconteceu numa outra localidade, Bello Campo. Uma sucursal de uma rede de supermercados de portugueses, radicados na Venezuela, também foi alvo de uma tentativa de pilhagem.

Para os locais mais críticos têm sido destacados dezenas de oficiais da polícia, muitos com equipamento anti-motim.

Dezenas de comerciantes optam por nem abrir as lojas para evitar este tipo de situações.

Os manifestantes estão contra a escassez de produtos básicos que atinge a Venezuela e o racionamento de energia decretado pelo Governo.

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02