sicnot

Perfil

Mundo

Filtro do Snapchat acusado de ser culpado de acidente de viação

Os advogados de um homem que ficou com danos cerebrais permanentes após um acidente de carro estão a processar o condutor e o Snapchat. Alegam que o filtro da aplicação que regista a velocidade foi o "culpado" do acidente.

O carro de Christal McGee após a colisão com o de Wentworth Maynard.

O carro de Christal McGee após a colisão com o de Wentworth Maynard.

Law Office of Michael L. Neff

Em setembro do ano passado, Christal McGee, na altura menor de 18 anos, conduzia um Mercedes Benz enquanto usava o Snapchat. Primeiro publicou uma imagem em que seguia a 128 km/h, acelerou para os 145 km/h e continuou a acelerar até ultrapassar os 160 km/h, alegam os advogados da vítima Wentworth Maynard.

O filtro do Snapchat "Speed Filter" recompensa com pontos os utilizadores que publiquem fotos a mostrar a velocidade a que vão. Quando Christal McGee atingiu o carro de Maynard, ficou registado que ía a uma velocidade de 172 km/h numa avenida de Clayton County, Georgia, onde o limite de velocidade é de 88 km/h.

Wentworth Maynard ficou internado nos cuidados intensivos durante cinco semanas e sofreu graves lesões cerebrais. Deixou de poder trabalhar e de cuidar de si próprio, sublinham os advogados.

"A questão prende-se com o Snapchat encorajar os adolescentes a conduzirem a altas velocidades para dar estatuto social", acusa o advogado Michael Lawson Neff, em declarações à NBC, acrescentando que nem Christal McGee nem o Snapchat responderam ainda ao processo judicial.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano