sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 64 mortos em confrontos entre rebeldes e curdos na Síria

Combates entre forças curdas e grupos rebeldes islamitas na Síria provocaram pelo menos 64 mortos desde quarta-feira no norte da província de Alepo, anunciou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

© Abdalrhman Ismail / Reuters

Segundo o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, 53 rebeldes e 11 combatentes das Forças da Síria Democrática, uma aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos, morreram em confrontos na zona de Tal Rifaat.

Os rebeldes islamitas atacaram a zona na quarta-feira mas foram repelidos pelos curdos. Fotografias difundidas na rede social Twitter mostram corpos de rebeldes mortos exibidos num camião na cidade curda de Afrin.

Segundo o OSDH, é o maior número de rebeldes mortos em confrontos contra os curdos.

A intensificação dos bombardeamentos e dos combates em Alepo pelo regime sírio já provocou a morte de mais de 200 pessoas em uma semana dos quais mais de metade eram civis.

O exército sírio pretende reconquistar a cidade que há quatro anos está em poder dos rebeldes. Alepo, a segunda maior cidade da Síria está de facto dividida desde julho de 2012 entre bairros controlados por forças governamentais a oeste e os que são controlados pelos rebeldes a leste.

A situação de Alepo preocupa várias organizações humanitárias o que levou o emissário das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, a apelar para que a Rússia e os Estados Unidos tomem uma "iniciativa urgente."

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.