sicnot

Perfil

Mundo

Suspeito de matar 11 pessoas em Cabo Verde detido na PJ da Cidade da Praia

O militar suspeito de matar 11 pessoas em Cabo Verde encontra-se detido nas instalações da Polícia Judiciária (PJ) do país a aguardar decisão sobre se será ouvido em Tribunal civil ou militar.

O jovem suspeito de matar na segunda-feira 11 pessoas - oito militares e três civis, incluindo dois espanhóis - nas instalações do centro retransmissor de Monte Txota, no concelho de São Domingos, interior da ilha de Santiago, foi detido quarta-feira na cidade da Praia.

O soldado foi capturado no bairro da Fazenda graças à colaboração de um taxista, que depois de ter sido feito refém por cerca de três horas, conseguiu alertar a polícia, que chegou ao local cerca de 30 minutos depois e capturou o suspeito, militar há cerca de um ano.

O militar foi depois levado para a esquadra policial de Achada de Santo António, onde foi montado um enorme aparato de segurança, com a presença também de muitos populares.

Mais tarde, António Manuel Silva Ribeiro, mais conhecido por Entany, 22 anos, foi transferido para as instalações da Polícia Judiciária (PJ), no bairro de Achada Grande Frente, onde se encontra até agora a aguardar decisão sobre se será ouvido em Tribunal civil ou militar, o que deverá acontecer até ao final da tarde de sexta-feira.

Fonte das Forças Armadas de Cabo Verde adiantou à Lusa que, depois da captura do presumível autor do massacre, a prioridade agora é realizar os funerais dos soldados.

Quarta-feira foram realizadas os funerais de três dos oito soldados na ilha de Santiago, estando marcado para hoje as cerimónias fúnebres de três militares na cidade da Praia e dois na ilha de Santo Antão e do civil em São Vicente.

Todos os funerais terão honras militares e contarão com a presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, que cancelou o Conselho de Ministros previsto para hoje.

Fonte da Polícia Nacional confirmou à Lusa que o posto militar de Monte Txota, que fica a cerca de 30 minutos de distância da cidade da Praia, já foi entregue à supervisão do Exército.

Quanto aos dois espanhóis também assassinados no posto, a Embaixada de Espanha em Cabo Verde indicou na sua página na rede social Facebook que já abriu um livro de condolências na secção consular e que está em contacto com os familiares para transladar os corpos para Espanha.

Lusa

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.