sicnot

Perfil

Mundo

"Gene ruivo" mantém a aparência jovem

Os cientistas acreditam ter descoberto porque algumas pessoas mantêm a beleza da juventude à medida que envelhecem. Há um gene "ruivo" responsável por isso.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

© Lucas Jackson / Reuters

O gene MC1R tem as instruções para proteger o corpo da radiação ultravioleta, produzindo melanina e alterando a pigmentação da pele. Mas este gene vem em várias formas - ou variações - algumas delas dão origem ao cabelo ruivo - daí a alcunha "gene ruivo".

Mas este gene parece ter ainda outra capacidade: manter a aparecência jovem à medida que se envelhece.

Os investigadores da Universidade Erasmus em Rotersão estão ainda a tentar perceber porque tem o MC1R este efeito. Estudaram os rostos de 2700 holandeses idosos e perceberam que os que tinham a variação genética pareciam dois anos mais novos, revelam no artigo publicado na revista Current Biology.

"Pela primeira vez foi encontrado um gene que explica em parte porque algumas pessoas parecem mais novas que outras", afirmou Manfred Kayser, um dos autores do estudo. "Perceber o que está subjacente a esta capacidade será uma das chaves para novas terapias, mas ainda faltam muitos estudos.

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.