sicnot

Perfil

Mundo

"Gene ruivo" mantém a aparência jovem

Os cientistas acreditam ter descoberto porque algumas pessoas mantêm a beleza da juventude à medida que envelhecem. Há um gene "ruivo" responsável por isso.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

© Lucas Jackson / Reuters

O gene MC1R tem as instruções para proteger o corpo da radiação ultravioleta, produzindo melanina e alterando a pigmentação da pele. Mas este gene vem em várias formas - ou variações - algumas delas dão origem ao cabelo ruivo - daí a alcunha "gene ruivo".

Mas este gene parece ter ainda outra capacidade: manter a aparecência jovem à medida que se envelhece.

Os investigadores da Universidade Erasmus em Rotersão estão ainda a tentar perceber porque tem o MC1R este efeito. Estudaram os rostos de 2700 holandeses idosos e perceberam que os que tinham a variação genética pareciam dois anos mais novos, revelam no artigo publicado na revista Current Biology.

"Pela primeira vez foi encontrado um gene que explica em parte porque algumas pessoas parecem mais novas que outras", afirmou Manfred Kayser, um dos autores do estudo. "Perceber o que está subjacente a esta capacidade será uma das chaves para novas terapias, mas ainda faltam muitos estudos.

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.