sicnot

Perfil

Mundo

"Gene ruivo" mantém a aparência jovem

Os cientistas acreditam ter descoberto porque algumas pessoas mantêm a beleza da juventude à medida que envelhecem. Há um gene "ruivo" responsável por isso.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

© Lucas Jackson / Reuters

O gene MC1R tem as instruções para proteger o corpo da radiação ultravioleta, produzindo melanina e alterando a pigmentação da pele. Mas este gene vem em várias formas - ou variações - algumas delas dão origem ao cabelo ruivo - daí a alcunha "gene ruivo".

Mas este gene parece ter ainda outra capacidade: manter a aparecência jovem à medida que se envelhece.

Os investigadores da Universidade Erasmus em Rotersão estão ainda a tentar perceber porque tem o MC1R este efeito. Estudaram os rostos de 2700 holandeses idosos e perceberam que os que tinham a variação genética pareciam dois anos mais novos, revelam no artigo publicado na revista Current Biology.

"Pela primeira vez foi encontrado um gene que explica em parte porque algumas pessoas parecem mais novas que outras", afirmou Manfred Kayser, um dos autores do estudo. "Perceber o que está subjacente a esta capacidade será uma das chaves para novas terapias, mas ainda faltam muitos estudos.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.