sicnot

Perfil

Mundo

"Gene ruivo" mantém a aparência jovem

Os cientistas acreditam ter descoberto porque algumas pessoas mantêm a beleza da juventude à medida que envelhecem. Há um gene "ruivo" responsável por isso.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

A atriz Julianne Moore com 55 anos.

© Lucas Jackson / Reuters

O gene MC1R tem as instruções para proteger o corpo da radiação ultravioleta, produzindo melanina e alterando a pigmentação da pele. Mas este gene vem em várias formas - ou variações - algumas delas dão origem ao cabelo ruivo - daí a alcunha "gene ruivo".

Mas este gene parece ter ainda outra capacidade: manter a aparecência jovem à medida que se envelhece.

Os investigadores da Universidade Erasmus em Rotersão estão ainda a tentar perceber porque tem o MC1R este efeito. Estudaram os rostos de 2700 holandeses idosos e perceberam que os que tinham a variação genética pareciam dois anos mais novos, revelam no artigo publicado na revista Current Biology.

"Pela primeira vez foi encontrado um gene que explica em parte porque algumas pessoas parecem mais novas que outras", afirmou Manfred Kayser, um dos autores do estudo. "Perceber o que está subjacente a esta capacidade será uma das chaves para novas terapias, mas ainda faltam muitos estudos.

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis - avaliação interna ao FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),

  • 64, 65 ou 73, afinal quantas são as vítimas de Pedrógão?
    1:27
  • Enfermeiros suspendem greve e protesto

    País

    Os enfermeiros decidiram esta segunda-feira suspender a greve de zelo e o protesto contra o não pagamento do trabalho especializado, devido ao compromisso do Governo de iniciar negociações sobre matérias como horários de trabalho e remunerações, indicou fonte sindical.

  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC