sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry vai a Genebra em apoio ao cessar fogo na Síria

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai estar no domingo em Genebra em sinal de apoio ao cessar fogo na Síria, onde o regime continua os bombardeamentos na cidade de Alepo, anunciou hoje o departamento do Estado.

© Joshua Roberts / Reuters

De visita à cidade suíça no domingo e na segunda-feira, o chefe de diplomacia dos EUA vai encontrar-se com o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, e os seus homólogos saudita, Adel al-Jubeir, e jordano, Nasser Judeh, precisou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby, em comunicado hoje divulgado.

A viagem do responsável norte-americano ocorre numa altura em que o cessar fogo apoiado pelos EUA e pela Rússia está ameaçado pois a força aérea do governo sírio continua a atacar a cidade de Alepo, no norte do país.

Uma nova ronda de conversações para a paz na Síria deverão começar em Genebra, a 10 de maio.

Apesar da entrada em vigor do cessar-fogo, a 27 de fevereiro, só na última semana, mais de 200 pessoas morreram em Alepo.

As forças do regime de Bashar al-Assad têm em curso uma ofensiva para recuperar o controlo da cidade, grande parte da qual está nas mãos da oposição armada há quatro anos.

Lusa

  • ONU considera situação de Aleppo catastrófica
    1:36

    Mundo

    Em Aleppo, na Síria, a situação é considerada pela ONU como catastrófica. Apesar das tréguas em vigor, os ataques aéreos e de artilharia prosseguem e continuam a fazer vítimas. As orações desta sexta-feira tiveram que ser canceladas devido a risco para os fiéis. Novos bombardeamentos atingiram também uma clínica na zona controlada pelos rebeldes.

  • Bombardeamento a hospital em Alepo causa 27 mortes
    1:14

    Mundo

    O bombardeamento de um hospital em Alepo, na Síria, matou pelo menos 27 civis, entre os quais dois médicos e várias crianças. O ataque é atribuído às forças do regime de Bashar al Assad. A ONU diz que é preciso relançar as tréguas com urgência, sob pena de as negociações de paz na Síria terminarem mal.

  • Menina resgatada de escombros após ataque em Aleppo
    0:25

    Mundo

    As equipas de resgate conseguiram encontrar com vida uma criança, em Aleppo na Síria. A menor esteve quase 24 horas debaixo dos escombros de um edifício, na sequência dos últimos bombardeamentos na cidade. Imagens postas a circular na internet mostram o momento em que a menina foi resgatada.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.