sicnot

Perfil

Mundo

Corpo de alpinista encontrado 16 anos depois de avalancha

Foram encontrados num glaciar do Tibete os corpos de Alex Lowe, considerado o alpinista mais conhecido nos anos 90, e do operador de câmara David Bridges, 16 anos depois de terem ficado soterrados numa avalancha nos Himalaias.

alexlowe.org

Lowe, de 40 anos, e Bridges, de 29, participavam numa expedição para um documentário da NBC Sports no dia 5 de outubro de 1999, quando ficaram soterrados sob uma avalancha na montanha Shishapangna - a 14ª mais alta do mundo.

A semana passada, os dois cadáveres terão sido encontrados pelos alpinistas David Gottler e Ueli Steck.

Gottler descreveu as roupas encontradas, bem como os dois corpos, a Conrad Anker - um alpinista que participava na expedição de Lowe, mas que sobreviveu ao acidente.

Anker acabou por casar com a viúva de Lowe, Jenni, e adotou os seus 3 filhos. A descoberta, declarou, "traz um fim e também alívio para mim, para Jenni e para a nossa família".

O casal criou em 1999 a Fundação Alex Lowe, em memória do alpinista.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".