sicnot

Perfil

Mundo

Descobertos três planetas parecidos com a Terra e com "potencial habitável"

Os astrónomos descobriram três planetas a orbitar uma estrela-anã a apenas 40 anos-luz da Terra e "potencialmente habitáveis". A equipa internacional utilizou o telescópio TRAPPIST no observatório europeu La Silla, no Chile.

Ilustração da estrela-anã e de dois dos planetas que orbitam a seu redor, numa visão idealizada a partir do terceiro planeta.

Ilustração da estrela-anã e de dois dos planetas que orbitam a seu redor, numa visão idealizada a partir do terceiro planeta.

São três exoplanetas com "tamanho semelhante ao da Terra, potencialmente habitáveis e propícios aos estudos atmosféricos detalhados", disse Michaël Gillon da Universidade de Liège na Bélgica, um dos coautores do estudo publicado na revista Nature.

A equipa belga utilizou o telescópio TRAPPIST que está no observatório europeu La Silla, no Chile, através do qual conseguiram detetar a estrela-anã que batizaram TRAPPIST-1, pequena e com luz ténue, não muito maior que Júpiter, com três planetas na sua órbita.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.