Descobertos três planetas parecidos com a Terra e com "potencial habitável"

Os astrónomos descobriram três planetas a orbitar uma estrela-anã a apenas 40 anos-luz da Terra e "potencialmente habitáveis". A equipa internacional utilizou o telescópio TRAPPIST no observatório europeu La Silla, no Chile.

Ilustração da estrela-anã e de dois dos planetas que orbitam a seu redor, numa visão idealizada a partir do terceiro planeta.

São três exoplanetas com "tamanho semelhante ao da Terra, potencialmente habitáveis e propícios aos estudos atmosféricos detalhados", disse Michaël Gillon da Universidade de Liège na Bélgica, um dos coautores do estudo publicado na revista Nature.

A equipa belga utilizou o telescópio TRAPPIST que está no observatório europeu La Silla, no Chile, através do qual conseguiram detetar a estrela-anã que batizaram TRAPPIST-1, pequena e com luz ténue, não muito maior que Júpiter, com três planetas na sua órbita.

• Encontrados destroços do avião que caiu no Irão

As autoridades iranianas encontraram destroços do avião que caiu no domingo no sudeste do país, matando as 66 pessoas que seguiam a bordo, revelou um porta-voz da Guarda Revolucionária, o exército de elite do regime.

• 2,6 milhões de bebés morrem antes de completar um mês

Os recém-nascidos no Paquistão, República Centro-Africana e Afeganistão são os que têm menor probabilidade de sobreviver, de acordo com um relatório da Unicef que revela que todos os anos 2,6 milhões de crianças morrem antes de completar um mês. Sobretudo nos países mais pobres do mundo, o número de mortes de recém-nascidos a nível global mantém-se assustadoramente elevado.

• Galp regista lucro de 602 M€ em 2017

A Galp registou um lucro de 602 milhões de euros no ano passado. Uma subida de 25 por cento em relação a 2016. De acordo com a empresa, os resultados devem-se sobretudo ao aumento da produção de petróleo e gás natural no Brasil, bem como o crescimento dos negócios da refinação e distribuição.

• Mulher enterrada viva no Brasil

Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

• "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

SIC