Descobertos três planetas parecidos com a Terra e com "potencial habitável"

Os astrónomos descobriram três planetas a orbitar uma estrela-anã a apenas 40 anos-luz da Terra e "potencialmente habitáveis". A equipa internacional utilizou o telescópio TRAPPIST no observatório europeu La Silla, no Chile.

Ilustração da estrela-anã e de dois dos planetas que orbitam a seu redor, numa visão idealizada a partir do terceiro planeta.

São três exoplanetas com "tamanho semelhante ao da Terra, potencialmente habitáveis e propícios aos estudos atmosféricos detalhados", disse Michaël Gillon da Universidade de Liège na Bélgica, um dos coautores do estudo publicado na revista Nature.

A equipa belga utilizou o telescópio TRAPPIST que está no observatório europeu La Silla, no Chile, através do qual conseguiram detetar a estrela-anã que batizaram TRAPPIST-1, pequena e com luz ténue, não muito maior que Júpiter, com três planetas na sua órbita.

• Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos

Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

• Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"

O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

• Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.