Descobertos três planetas parecidos com a Terra e com "potencial habitável"

Os astrónomos descobriram três planetas a orbitar uma estrela-anã a apenas 40 anos-luz da Terra e "potencialmente habitáveis". A equipa internacional utilizou o telescópio TRAPPIST no observatório europeu La Silla, no Chile.

Ilustração da estrela-anã e de dois dos planetas que orbitam a seu redor, numa visão idealizada a partir do terceiro planeta.

São três exoplanetas com "tamanho semelhante ao da Terra, potencialmente habitáveis e propícios aos estudos atmosféricos detalhados", disse Michaël Gillon da Universidade de Liège na Bélgica, um dos coautores do estudo publicado na revista Nature.

A equipa belga utilizou o telescópio TRAPPIST que está no observatório europeu La Silla, no Chile, através do qual conseguiram detetar a estrela-anã que batizaram TRAPPIST-1, pequena e com luz ténue, não muito maior que Júpiter, com três planetas na sua órbita.

• Polícia belga deteve homem que conduzia entre a multidão em Antuérpia

Foi hoje detido um homem que conduzia a alta velocidade contra uma multidão numa zona comercial de Antuérpia, na Bélgica. O suspeito já foi identificado, é francês e tinha várias armas no carro. As autoridades francesas suspeitam que o homem estava bêbedo e a tentar escapar à polícia, mas as autoridades belgas ainda não confirmaram esta versão.

Em desenvolvimento

• Neve corta estradas em Viseu
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva

O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

• As vantagens de comprar online