Descobertos três planetas parecidos com a Terra e com "potencial habitável"

Os astrónomos descobriram três planetas a orbitar uma estrela-anã a apenas 40 anos-luz da Terra e "potencialmente habitáveis". A equipa internacional utilizou o telescópio TRAPPIST no observatório europeu La Silla, no Chile.

Ilustração da estrela-anã e de dois dos planetas que orbitam a seu redor, numa visão idealizada a partir do terceiro planeta.

São três exoplanetas com "tamanho semelhante ao da Terra, potencialmente habitáveis e propícios aos estudos atmosféricos detalhados", disse Michaël Gillon da Universidade de Liège na Bélgica, um dos coautores do estudo publicado na revista Nature.

A equipa belga utilizou o telescópio TRAPPIST que está no observatório europeu La Silla, no Chile, através do qual conseguiram detetar a estrela-anã que batizaram TRAPPIST-1, pequena e com luz ténue, não muito maior que Júpiter, com três planetas na sua órbita.

• Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014

Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

• Criança irrequieta domina noticiário britânico

Um noticiário da televisão britânica ITV recebeu em estúdio uma família que tinha uma criança muito irrequieta. O jornalista Alastair Steward não se importou com o comportamento da criança e entrou sempre nas brincadeiras.