sicnot

Perfil

Mundo

Encontrados destroços do navio de James Cook em Rhode Island

Investigadores afirmam ter localizado os destroços do Endeavor, o navio do célebre explorador britânico James Cook, na baía de Newport, no Estado de Rhode Island nos Estados Unidos da América, onde foi afundado em 1778 durante a guerra da independência.

Réplica do navio Endeavor de James Cook

Réplica do navio Endeavor de James Cook

© David Gray / Reuters

A associação Rhode Island Marine Archeology Project (Rimap) identificou nove locais nos quais se encontram os restos de 13 navios afundados durante os dias que precederam a batalha de Rhode Island, entre britânicos e rebeldes norte-americanos.

Um bote do Lord Sandwich, novo nome dado ao Endeavor após o seu regresso do Pacífico, foi encontrado num dos locais, onde se encontram cinco destroços. A Rimap considera que a famosa embarcação se encontra ali.

Antes de ir mais longe, a associação vai lançar uma petição para financiar a construção de um hangar para guardar os objetos encontrados nas próximas escavações, anunciou na sua página na Internet.

Só quando essa fase estiver concluída com êxito é que as operações submarinas poderão começar.

Na sua célebre viagem, entre 1768 e 1771, James Cook contribuiu grandemente para o aprofundamento dos conhecimentos cartográficos do sudoeste do oceano Pacífico e tomou posse da Austrália em nome da coroa de Inglaterra.

Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07