sicnot

Perfil

Mundo

Encontrados destroços do navio de James Cook em Rhode Island

Investigadores afirmam ter localizado os destroços do Endeavor, o navio do célebre explorador britânico James Cook, na baía de Newport, no Estado de Rhode Island nos Estados Unidos da América, onde foi afundado em 1778 durante a guerra da independência.

Réplica do navio Endeavor de James Cook

Réplica do navio Endeavor de James Cook

© David Gray / Reuters

A associação Rhode Island Marine Archeology Project (Rimap) identificou nove locais nos quais se encontram os restos de 13 navios afundados durante os dias que precederam a batalha de Rhode Island, entre britânicos e rebeldes norte-americanos.

Um bote do Lord Sandwich, novo nome dado ao Endeavor após o seu regresso do Pacífico, foi encontrado num dos locais, onde se encontram cinco destroços. A Rimap considera que a famosa embarcação se encontra ali.

Antes de ir mais longe, a associação vai lançar uma petição para financiar a construção de um hangar para guardar os objetos encontrados nas próximas escavações, anunciou na sua página na Internet.

Só quando essa fase estiver concluída com êxito é que as operações submarinas poderão começar.

Na sua célebre viagem, entre 1768 e 1771, James Cook contribuiu grandemente para o aprofundamento dos conhecimentos cartográficos do sudoeste do oceano Pacífico e tomou posse da Austrália em nome da coroa de Inglaterra.

Lusa

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.