sicnot

Perfil

Mundo

Encontrados destroços do navio de James Cook em Rhode Island

Investigadores afirmam ter localizado os destroços do Endeavor, o navio do célebre explorador britânico James Cook, na baía de Newport, no Estado de Rhode Island nos Estados Unidos da América, onde foi afundado em 1778 durante a guerra da independência.

Réplica do navio Endeavor de James Cook

Réplica do navio Endeavor de James Cook

© David Gray / Reuters

A associação Rhode Island Marine Archeology Project (Rimap) identificou nove locais nos quais se encontram os restos de 13 navios afundados durante os dias que precederam a batalha de Rhode Island, entre britânicos e rebeldes norte-americanos.

Um bote do Lord Sandwich, novo nome dado ao Endeavor após o seu regresso do Pacífico, foi encontrado num dos locais, onde se encontram cinco destroços. A Rimap considera que a famosa embarcação se encontra ali.

Antes de ir mais longe, a associação vai lançar uma petição para financiar a construção de um hangar para guardar os objetos encontrados nas próximas escavações, anunciou na sua página na Internet.

Só quando essa fase estiver concluída com êxito é que as operações submarinas poderão começar.

Na sua célebre viagem, entre 1768 e 1771, James Cook contribuiu grandemente para o aprofundamento dos conhecimentos cartográficos do sudoeste do oceano Pacífico e tomou posse da Austrália em nome da coroa de Inglaterra.

Lusa

  • Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
    2:35

    País

    Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.