sicnot

Perfil

Mundo

Encontrados destroços do navio de James Cook em Rhode Island

Investigadores afirmam ter localizado os destroços do Endeavor, o navio do célebre explorador britânico James Cook, na baía de Newport, no Estado de Rhode Island nos Estados Unidos da América, onde foi afundado em 1778 durante a guerra da independência.

Réplica do navio Endeavor de James Cook

Réplica do navio Endeavor de James Cook

© David Gray / Reuters

A associação Rhode Island Marine Archeology Project (Rimap) identificou nove locais nos quais se encontram os restos de 13 navios afundados durante os dias que precederam a batalha de Rhode Island, entre britânicos e rebeldes norte-americanos.

Um bote do Lord Sandwich, novo nome dado ao Endeavor após o seu regresso do Pacífico, foi encontrado num dos locais, onde se encontram cinco destroços. A Rimap considera que a famosa embarcação se encontra ali.

Antes de ir mais longe, a associação vai lançar uma petição para financiar a construção de um hangar para guardar os objetos encontrados nas próximas escavações, anunciou na sua página na Internet.

Só quando essa fase estiver concluída com êxito é que as operações submarinas poderão começar.

Na sua célebre viagem, entre 1768 e 1771, James Cook contribuiu grandemente para o aprofundamento dos conhecimentos cartográficos do sudoeste do oceano Pacífico e tomou posse da Austrália em nome da coroa de Inglaterra.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.