sicnot

Perfil

Mundo

Fuinha parou investigação científica

Uma fuinha foi responsável pela paragem do maior acelerador de partículas do mundo ao provocar um curto-circuito.

Algures no sub-solo entre a França e a Suíça, uma fuinha morreu eletrocutada ao morder um cabo e provocando "uma grave perturbação elétrica na sexta-feira às 5h30" (4h30 em Lisboa), anunciou o CERN - organização europeia para a investigação nuclear.

A dentada deu cabo de um transformador de 66 mil volts, que agora vai ter de ser reparado pelo que o gigantesco acelerador de partículas (Large Hadron Collider - LHC, na sigla inglesa) vai estar parado durante vários dias.

Não é a primeira vez que um animal perturba o funcionamento do LHC. Em 2009, um pássaro deixou cair um pedaço de pão dentro de uma instalação elétrica no exterior, o que provocou danos no sistema de refrigeração.

O LHC está instalado debaixo de terra, entre a fronteira franco-suíça, e perfaz 27 quilómetros. É o mais poderoso acelerador de partículas do mundo e já permitiu descobrir, em 2012, o bosão de Higgs, considerada a partícula fundamental da matéria que pode desvendar os segredos da composição do universo.

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.