sicnot

Perfil

Mundo

Greenpeace divulga documentos confidenciais

A Greenpeace vai divulgar hoje documentos sobre negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos acerca do Acordo de Livre Comércio e Investimento (TTIP) que revelam a "intenção deliberada de mudar o processo legislativo e democrático da União".

© Kai Pfaffenbach / Reuters

A Greenpeace Holanda obteve os documentos confidenciais e vai publicá-los de forma a proporcionar "a tão necessária transparência" sobre as negociações e "incentivar um debate informado" sobre o tratado, indicou a organização em comunicado.

A organização ecologista assinala que os documentos confirmam "importantes riscos para o clima, o meio ambiente e a proteção do consumidor".

As proteções do meio ambiente de longa tradição na União Europeia parecem ter desaparecido nas negociações, segundo a Greenpeace.

Em "nenhum dos capítulos [...] se faz a referência à regra de exceção geral incluída no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio da Organização Mundial do Comércio, que permite aos países regular o comércio para proteger a vida e a saúde se seres humanos, animais e plantas" ou "para a conservação dos recursos naturais", refere a Greenpeace.

Para a organização, a omissão desta regra "sugere que ambas as partes criam um regime que coloca o lucro à frente da vida e da saúde dos seres humanos, animais e plantas".

Em relação ao clima, a Greenpeace garante que a proteção do meio ambiente será mais difícil com o TTIP, dado que "não se pode encontrar nada que aponte a proteção do clima" nos documentos, nem tão pouco uma referência ao acordo COP21 de Paris.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.