sicnot

Perfil

Mundo

Justiça brasileira manda bloquear WhatsApp por 72 horas

A Justiça brasileira determinou o bloqueio da aplicação de troca de mensagens WhatsApp por 72 horas a partir das 14:00 (18:00 Lisboa) de hoje em todo o país.

© Nacho Doce / Reuters

A decisão foi tomada no dia 26 de abril pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, do Estado de Sergipe.

As cinco operadoras de telecomunicações que atuam no país, TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel já foram informadas e disseram que vão cumprir a ordem judicial para evitar uma multa diária estabelecida em 500 mil reais (124 mil euros).

Em dezembro do ano passado, a mesma aplicação foi bloqueada no Brasil por 48 horas devido a uma investigação criminal, mas a decisão não durou todo o tempo previsto.

Não é a primeira vez que aquele juiz toma uma decisão contra o WhatsApp.

Em março, Marcel Montalvão mandou prender o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, sob a acusação de obstrução a uma investigação policial sobre tráfico de drogas.

Os dados do WhatsApp, que pertence à rede social Facebook, seriam usados como prova de investigações ligadas ao crime organizado, de um processo do Juízo Criminal da Comarca de Lagarto.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15