sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres sauditas autorizadas a guardar cópia do contrato de casamento

As mulheres sauditas obtiveram o direito de ficar com uma cópia do contrato de casamento, até agora um direito exclusivo dos maridos, anunciou hoje o Ministério da Justiça da Arábia Saudita, um país onde as mulheres têm poucos direitos.

© Reuters Photographer / Reuter

Segundo uma diretiva publicada pelo ministro da Justiça, Walid al-Samaani, os religiosos que registam os contratos de casamento devem dar uma cópia à mulher "para lhe permitir tomar conhecimento dos seus direitos e dos termos do contrato".

A decisão destina-se a "proteger os direitos da mulher", indicou o ministério, num comunicado divulgado pela agência oficial SPA.

O ministério explicou ainda que a decisão teve em consideração a possível necessidade da mulher de apresentar este documento em tribunal em caso de disputa com o marido.

Na Arábia Saudita as mulheres não podem conduzir e têm de ter o consentimento de um homem, um tutor, para trabalhar ou viajar, por exemplo.

Lusa

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC