sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres sauditas autorizadas a guardar cópia do contrato de casamento

As mulheres sauditas obtiveram o direito de ficar com uma cópia do contrato de casamento, até agora um direito exclusivo dos maridos, anunciou hoje o Ministério da Justiça da Arábia Saudita, um país onde as mulheres têm poucos direitos.

© Reuters Photographer / Reuter

Segundo uma diretiva publicada pelo ministro da Justiça, Walid al-Samaani, os religiosos que registam os contratos de casamento devem dar uma cópia à mulher "para lhe permitir tomar conhecimento dos seus direitos e dos termos do contrato".

A decisão destina-se a "proteger os direitos da mulher", indicou o ministério, num comunicado divulgado pela agência oficial SPA.

O ministério explicou ainda que a decisão teve em consideração a possível necessidade da mulher de apresentar este documento em tribunal em caso de disputa com o marido.

Na Arábia Saudita as mulheres não podem conduzir e têm de ter o consentimento de um homem, um tutor, para trabalhar ou viajar, por exemplo.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.