sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres sauditas autorizadas a guardar cópia do contrato de casamento

As mulheres sauditas obtiveram o direito de ficar com uma cópia do contrato de casamento, até agora um direito exclusivo dos maridos, anunciou hoje o Ministério da Justiça da Arábia Saudita, um país onde as mulheres têm poucos direitos.

© Reuters Photographer / Reuter

Segundo uma diretiva publicada pelo ministro da Justiça, Walid al-Samaani, os religiosos que registam os contratos de casamento devem dar uma cópia à mulher "para lhe permitir tomar conhecimento dos seus direitos e dos termos do contrato".

A decisão destina-se a "proteger os direitos da mulher", indicou o ministério, num comunicado divulgado pela agência oficial SPA.

O ministério explicou ainda que a decisão teve em consideração a possível necessidade da mulher de apresentar este documento em tribunal em caso de disputa com o marido.

Na Arábia Saudita as mulheres não podem conduzir e têm de ter o consentimento de um homem, um tutor, para trabalhar ou viajar, por exemplo.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada desde domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.