sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos na queda de prédio no Quénia sobe para 21

Pelo menos 21 pessoas morreram no desmoronamento de um edifício na sexta-feira à noite num bairro pobre da capital do Quénia, Nairobi, segundo um novo balanço oficial divulgado hoje.

© Thomas Mukoya / Reuters

"Neste momento existem 21 mortos: quatro novos cadáveres foram recuperados durante a noite e uma pessoa no hospital não resistiu aos ferimentos", declarou à imprensa o responsável pela unidade governamental de gestão de catástrofes, Pius Masai.

O anterior balanço oficial divulgado no domingo dava conta de 16 mortos.

A Cruz Vermelha queniana disse que mais de 60 pessoas continuam desaparecidas.

O edifício, situado no bairro de Huruma (nordeste de Nairobi), desmoronou-se devido às chuvas torrenciais e à má qualidade da construção. Com dois anos e construído perto de um rio, o prédio foi alvo de uma ordem de demolição que não foi respeitada nem aplicada pelas autoridades.

O proprietário do edifício entregou-se no domingo à polícia e deverá comparecer a tribunal na terça-feira, continuando as autoridades a procurar o arquiteto e os engenheiros envolvidos na construção do prédio.

No total, pelo menos 28 pessoas morreram em Nairobi desde sexta-feira devido às fortes chuvadas, as mais violentas desde o início da estação das chuvas.

Além das 21 vítimas mortais do desmoronamento, sete outras pessoas morreram afogadas ou devido à queda de um muro.

Lusa

  • Com quem jogam as equipas portuguesas na Europa?

    Desporto

    O FC Porto já sabe, Sporting e SC Braga conhecem hoje os próximos adversários nas competições europeias. Acompanhamos aqui os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa numa emissão especial da SIC Notícias.

    Direto

  • Derrocada em São Pedro de Moel coloca habitações em risco
    2:13