sicnot

Perfil

Mundo

Rússia gastou mais de 1 milhão a impedir chuva no Dia do Trabalhador

A Rússia gastou mais de um milhão de euros para impedir que chovesse dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

reuters

De acordo com a agência oficial TASS, o Kremlin gastou 86 milhões de rublos para que a chuva não atrapalhasse as celebrações do Dia do Trabalhador.

A técnica chama-se "Cloud Seeding" e já existe há décadas. Consiste na manipulação das nuvens com o fim de incentivar a chuva em regiões áridas ou para dispersar as nuvens carregadas de chuva, para evitar inundações e granizo.

Neste caso, as nuvens foram dispersadas e forçadas a produzir chuva antes que o fizessem naturalmente, através da pulverização com uma mistura de químicos.

A técnica já foi utilizada em várias zonas do globo em diversos acontecimentos, entre eles os Jogos Olímpicos de Pequim, China.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.