sicnot

Perfil

Mundo

Rússia gastou mais de 1 milhão a impedir chuva no Dia do Trabalhador

A Rússia gastou mais de um milhão de euros para impedir que chovesse dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

reuters

De acordo com a agência oficial TASS, o Kremlin gastou 86 milhões de rublos para que a chuva não atrapalhasse as celebrações do Dia do Trabalhador.

A técnica chama-se "Cloud Seeding" e já existe há décadas. Consiste na manipulação das nuvens com o fim de incentivar a chuva em regiões áridas ou para dispersar as nuvens carregadas de chuva, para evitar inundações e granizo.

Neste caso, as nuvens foram dispersadas e forçadas a produzir chuva antes que o fizessem naturalmente, através da pulverização com uma mistura de químicos.

A técnica já foi utilizada em várias zonas do globo em diversos acontecimentos, entre eles os Jogos Olímpicos de Pequim, China.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.