sicnot

Perfil

Mundo

Vinho tinto e chocolate fazem bem aos intestinos

O vinho tinto, o chocolate e o café aumentam a diversidade de bactérias nos intestinos, benéfica para a saúde. É o que sugerem dois estudo publicados na Science, que representam a maior investigação até à data sobre as bactérias que vivem nos intestinos.

Investigadores da Bélgica e da Holanda analisaram as fezes de milhares de voluntários, mapearam as espécies de bactérias que vivem nos seus intestinos e associaram-nas a alguns fatores do estilo de vida.

Os cientistas esperam vir a conseguir usar estes micróbios para diagnosticar e tratar doenças que, aparentemente, estarão relacionadas com as bactérias intestinais.

Jeroen Raes, do Instituto para a Biotecnologia da Flandres, que liderou um dos estudos, acredita que as bactérias intestinais - fortemente influenciadas pela dieta. sãor muito diferentes nos países ocidentais.

Na investigação holandesa, da Universidade de Groningen, verificou-se que alguns laticínios como o iogurte e o leitelho aumentam a diversidade das bactérias intestinais, ao passo que os produtos ricos em gordura tendem a diminuí-la.

Em moderação, consumir vinho tinto e chocolate aumenta esta diversidade que, quanto maior for, melhor nos faz à saúde, explica Alexandra Zhernakova, da Universidade de Groningen.

Por outro lado, diz, alguns medicamentos (antibióticos, antihistamínicos, hormonas e anti-inflamatórios) diminuem a diversidade de bactérias.

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07