sicnot

Perfil

Mundo

Austrália vai matar carpas invasivas com vírus do herpes

A Austrália debate-se há anos com o problema das carpas que invadem as águas de bacias hidrográficas alterando todo o ecossistema. O Governo decidiu por isso financiar um projeto que prevê erradicar a espécie com o vírus do herpes.

© Mike Blake / Reuters

"Carpageddon" é o plano de 15 milhões de dólares australianos (quase 10 milhões de euros) do Governo australiano para eliminar as carpas da bacia Murray-Darling. Sempre é menos que os 500 milhões de dólares anuais (cerca de 430 milhões de euros) que gasta para tentar resolver o problema.

A ideia é lançar o vírus herpes (cyprinid herpesvirus) na bacia que matará 95% ds carpas numa semana e não afetará outros peixes ou os seres humanos, garantem os cientistas que têm vindo a fazer a investigação.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.