sicnot

Perfil

Mundo

Cidade do México volta a proibir 40% dos carros devido a poluição atmosférica

A Cidade do México emitiu na segunda-feira um novo alerta de poluição atmosférica, o que significa que 40% dos veículos não poderão hoje circular e que as indústrias terão de cortar emissões.

O "smog" na Cidade do México

O "smog" na Cidade do México

MARIO GUZMAN

O smog na cidade de mais de 20 milhões de habitantes piorou em março, levando as autoridades a emitir os primeiros alertas numa década e a impor restrições ao trânsito.

As novas regras obrigam a que um em cada cinco carros fique fora das estradas diariamente, mas o alerta emitido na segunda-feira fará duplicar a proibição hoje. Cerca de 5,5 milhões de veículos circulam habitualmente na cidade.

A Comissão Ambiental da Megalópole, que inclui autoridades da capital e de estados circundantes, ordenou que as empresas de cimento, químicas, farmacêuticas, de petróleo e energia reduzam as emissões até 40%.

O alerta surgiu após os níveis de ozono chegarem aos 161 pontos, acima do limite dos 150.

Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.