sicnot

Perfil

Mundo

Cidade do México volta a proibir 40% dos carros devido a poluição atmosférica

A Cidade do México emitiu na segunda-feira um novo alerta de poluição atmosférica, o que significa que 40% dos veículos não poderão hoje circular e que as indústrias terão de cortar emissões.

O "smog" na Cidade do México

O "smog" na Cidade do México

MARIO GUZMAN

O smog na cidade de mais de 20 milhões de habitantes piorou em março, levando as autoridades a emitir os primeiros alertas numa década e a impor restrições ao trânsito.

As novas regras obrigam a que um em cada cinco carros fique fora das estradas diariamente, mas o alerta emitido na segunda-feira fará duplicar a proibição hoje. Cerca de 5,5 milhões de veículos circulam habitualmente na cidade.

A Comissão Ambiental da Megalópole, que inclui autoridades da capital e de estados circundantes, ordenou que as empresas de cimento, químicas, farmacêuticas, de petróleo e energia reduzam as emissões até 40%.

O alerta surgiu após os níveis de ozono chegarem aos 161 pontos, acima do limite dos 150.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.