sicnot

Perfil

Mundo

Grávidas vacinadas contra a gripe transmitem defesas aos filhos até aos 6 meses

Os bebés não podem ser vacinados contra a gripe até aos 6 meses, apesar da doença continuar a ser causa de morte em crianças pequenas. Há, no entanto, uma forma de as mães protegerem os seus filhos da gripe no primeiro meio ano de vida. Um estudo concluiu que filhos de mães vacinadas contra a gripe sazonal tinham 70% menos probabilidade de contrair a doença do que os bebés de progenitoras que não tinham sido vacinadas.

© Romeo Ranoco / Reuters (Arquivo)

"Grávidas imunes à gripe transmitem imunidade ao bebé através da placenta", explicou Julie H. Shakib, uma das autoras deste estudo da Academia Americana de Pediatria e professora na Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Shakib esclareceu ainda que "a imunidade das mães e de outras pessoas que vivam com a criança ou ajudem a cuidar dela previnem a gripe e a consequente e provável transmissão da doença ao bebé". Este conceito, designado pelos investigadores por "cocooning", contribui também, para reduzir o risco de gripe nos bebés até aos 6 meses.

A investigação não conseguiu ainda esclarecer quais dos processos contribuirá mais para proteger as crianças da gripe no primeiro meio ano de vida. O certo é que a vacinação da mulher durante a gravidez contribui para a redução do número de hospitalizações e complicações severas nas crianças vítimas de gripe.

  • Bebés que gatinham há mais tempo são mais cautelosos

    País

    Uma equipa de investigadoras portuguesas verificou que os bebés que gatinhavam há, pelo menos, seis semanas eram mais cautelosos perante o perigo do que os que tinham essa experiência há menos tempo. "As crianças que já gatinham bem e há mais tempo tomam decisões mais acertadas ao gatinhar", evitando mais situações de risco, disse à agência Lusa a investigadora Rita Cordovil, uma das autoras do estudo da Faculdade de Motricidade Humana.

  • Cérebro sob efeito do LSD idêntico ao de um bebé

    Mundo

    Um investigação britânica mostra pela primeira vez como o LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico) afeta a atividade do cérebro ao causar complexas alucinações visuais. Os cientistas realizaram experiências que mostram como os componentes psicadélicos afetam a atividade cerebral. Uma das conclusões foi que os efeitos do LSD tornam o cérebro de um adulto idêntico ao de um bebé, dado que a droga torna o cérebro menos compartimentado, libertando a mente. Os autores desta pesquisa consideram que os resultados permitem abrir caminho para a possibilidade de usar drogas psicadélicas no tratamento de doenças psiquiátricas.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC