sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry adverte Assad para respeitar cessar-fogo

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, advertiu hoje o Presidente sírio, Bashar al-Assad, que haverá "repercussões" se o seu regime não respeitar o novo cessar-fogo que está a ser negociado entre Washington e Moscovo.

© Joshua Roberts / Reuters

"Se Assad não aceitar haverá certamente repercussões e uma delas pode ser a destruição total do cessar-fogo e o regresso à guerra na Síria", afirmou Kerry, falando aos jornalistas em Washington.

"Não creio que a Rússia queira isso e não creio que Assad possa beneficiar disso", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana, que regressou de Genebra, onde tentou na segunda-feira salvar o cessar-fogo declarado a 27 de fevereiro.

Kerry afirmou que as equipas que estão a negociar a transição na Síria esperam conseguir resultados "nas próximas horas" para "restaurar" o cessar-fogo em todo o país e em particular em Alepo e o acesso total de ajuda humanitária a civis.

Há mais de uma semana que Alepo, a maior cidade do norte da Síria, tem sido cenário de uma vaga de violência que já fez 279 mortos em bombardeamentos aéreos e disparos de artilharia.

"Atualmente estamos a trabalhar a sério para tentar repor o cessar-fogo para proteger a integridade de Alepo", acrescentou Kerry.

Moscovo declarou também esperar um cessar-fogo "nas próximas horas" em Alepo, onde os combates de hoje fizeram 19 mortos, atingindo de novo instalações médicas.

"Não há nenhuma justificação para ataques a civis ou a instalações médicas", disse Kerry depois de ter condenado o ataque que atingiu de novo este tipo de instalações, o sexto na cidade em menos de uma semana, segundo o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.