sicnot

Perfil

Mundo

Marcelo preocupado com a grave situação política e económica de Moçambique

Marcelo preocupado com a grave situação política e económica de Moçambique

Marcelo Rebelo de Sousa está preocupado com a situação política e económica que se vive em Moçambique. No primeiro de cinco dias de visita de Estado, o Presidente da República diz que Portugal está disposto a ajudar mas é cauteloso sobre uma eventual mediação portuguesa entre a Frelimo e a Renamo.

  • PR inicia hoje visita oficial de 5 dias a Moçambique
    1:55

    País

    O Presidente da República começa hoje uma visita oficial de cinco dias a Moçambique. Marcelo Rebelo de Sousa chega a Maputo, numa altura em que o país se debate com uma grave crise política e económica. À margem da agenda oficial em Roma, Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, já esta manhã, com a comunidade de Santo Egídio, numa tentativa de mediação do conflito político em Moçambique.

  • Marcelo diz estar tranquilo em relação à avaliação das contas nacionais por Bruxelas
    1:59

    Economia

    Na véspera da divulgação das previsões de primavera da Comissão Europeia, o Presidente da República diz que está tranquilo. No último dia de visita oficial a Roma, Marcelo Rebelo de Sousa aponta várias convergências entre Portugal e Itália e esteve reunido com o homólogo italiano no Palácio do Quirinal. O Presidente já está a caminho de Moçambique para mais uma visita oficial.

  • Marcelo pessimista com economia europeia e global
    1:43

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa está pessimista em relação à Europa. Na viagem para Moçambique, o Presidente da República confidenciou aos jornalistas que o comportamento da economia europeia e mundial é motivo de grande preocupação e que Portugal pode sofrer com isso.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.