sicnot

Perfil

Mundo

Marcelo preocupado com a grave situação política e económica de Moçambique

Marcelo preocupado com a grave situação política e económica de Moçambique

Marcelo Rebelo de Sousa está preocupado com a situação política e económica que se vive em Moçambique. No primeiro de cinco dias de visita de Estado, o Presidente da República diz que Portugal está disposto a ajudar mas é cauteloso sobre uma eventual mediação portuguesa entre a Frelimo e a Renamo.

  • PR inicia hoje visita oficial de 5 dias a Moçambique
    1:55

    País

    O Presidente da República começa hoje uma visita oficial de cinco dias a Moçambique. Marcelo Rebelo de Sousa chega a Maputo, numa altura em que o país se debate com uma grave crise política e económica. À margem da agenda oficial em Roma, Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, já esta manhã, com a comunidade de Santo Egídio, numa tentativa de mediação do conflito político em Moçambique.

  • Marcelo diz estar tranquilo em relação à avaliação das contas nacionais por Bruxelas
    1:59

    Economia

    Na véspera da divulgação das previsões de primavera da Comissão Europeia, o Presidente da República diz que está tranquilo. No último dia de visita oficial a Roma, Marcelo Rebelo de Sousa aponta várias convergências entre Portugal e Itália e esteve reunido com o homólogo italiano no Palácio do Quirinal. O Presidente já está a caminho de Moçambique para mais uma visita oficial.

  • Marcelo pessimista com economia europeia e global
    1:43

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa está pessimista em relação à Europa. Na viagem para Moçambique, o Presidente da República confidenciou aos jornalistas que o comportamento da economia europeia e mundial é motivo de grande preocupação e que Portugal pode sofrer com isso.

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.