sicnot

Perfil

Mundo

O nome é Bondia, Jamesbondia

Uma planta das Caraíbas foi batizada em homenagem a James Bond - o ornitólogo norte-americano a quem Ian Fleming foi buscar o nome para o seu espião televisivo.

Taylor & Francis

Um artigo publicado na revista Plant Biosystems apresenta um novo subgénero de plantas - a Jamesbondia - do grupo Alternanthera. É geralmente encontrada na América Central e nas Caraíbas.

É a primeira vez que o nome é oficialmente apresentado, já que o cientista que identificou e estudo a planta entre 1980 e 1982, J.M. Mears, assim se referia nas suas notas. Os autores do atual artigo Sánchez-del Pino e D. Iamonico estudaram as notas não publicadas e concluíram que o Jamesbondia era uma homenagem ao ornitólogo norte-americano.

O observador de pássaros Ian Fleming adotou mais tarde o nome para o espião de ficção ao serviço de Sua Majestade.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05