sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela à valorização das mulheres

O papa Francisco apelou hoje numa mensagem de vídeo ao respeito por todas as mulheres em todo o mundo e à valorização do seu papel social que classificou como "essencial".

Papa Francisco

Papa Francisco

© Tony Gentile / Reuters

"A contribuição das mulheres em todos os domínios da atividade humana é inegável, a começar pela família. Mas o simples reconhecimento é suficiente?", referiu o papa, em espanhol, na mensagem de vídeo divulgada mensalmente pela Santa Sé.

Nesta mensagem de vídeo relativa ao mês de maio, o pontífice defendeu a condenação da violência sexual contra as mulheres, bem como a eliminação dos obstáculos que impedem a plena integração das mulheres nas várias vertentes da sociedade.

"Devemos condenar a violência sexual que atinge as mulheres e eliminar os obstáculos que impedem a sua plena integração na vida social, política e económica", afirmou Francisco na mesma mensagem, que mostra também imagens de mulheres de semblante sério.

"É uma oração: que em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e que o seu papel social essencial seja valorizado", concluiu.

Também hoje o secretário de Estado e número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, apresentou uma nova versão do suplemento mensal do Osservatore Romano sobre as mulheres na Igreja.

"Se não escutarmos atentamente a voz das mulheres nos grandes momentos de decisão na vida da Igreja, perderemos as contribuições decisivas, e eu diria essenciais, para o desenvolvimento de novos projetos e horizontes", afirmou Pietro Parolin.

Lusa

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.