sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela à valorização das mulheres

O papa Francisco apelou hoje numa mensagem de vídeo ao respeito por todas as mulheres em todo o mundo e à valorização do seu papel social que classificou como "essencial".

Papa Francisco

Papa Francisco

© Tony Gentile / Reuters

"A contribuição das mulheres em todos os domínios da atividade humana é inegável, a começar pela família. Mas o simples reconhecimento é suficiente?", referiu o papa, em espanhol, na mensagem de vídeo divulgada mensalmente pela Santa Sé.

Nesta mensagem de vídeo relativa ao mês de maio, o pontífice defendeu a condenação da violência sexual contra as mulheres, bem como a eliminação dos obstáculos que impedem a plena integração das mulheres nas várias vertentes da sociedade.

"Devemos condenar a violência sexual que atinge as mulheres e eliminar os obstáculos que impedem a sua plena integração na vida social, política e económica", afirmou Francisco na mesma mensagem, que mostra também imagens de mulheres de semblante sério.

"É uma oração: que em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e que o seu papel social essencial seja valorizado", concluiu.

Também hoje o secretário de Estado e número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, apresentou uma nova versão do suplemento mensal do Osservatore Romano sobre as mulheres na Igreja.

"Se não escutarmos atentamente a voz das mulheres nos grandes momentos de decisão na vida da Igreja, perderemos as contribuições decisivas, e eu diria essenciais, para o desenvolvimento de novos projetos e horizontes", afirmou Pietro Parolin.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.