sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela à valorização das mulheres

O papa Francisco apelou hoje numa mensagem de vídeo ao respeito por todas as mulheres em todo o mundo e à valorização do seu papel social que classificou como "essencial".

Papa Francisco

Papa Francisco

© Tony Gentile / Reuters

"A contribuição das mulheres em todos os domínios da atividade humana é inegável, a começar pela família. Mas o simples reconhecimento é suficiente?", referiu o papa, em espanhol, na mensagem de vídeo divulgada mensalmente pela Santa Sé.

Nesta mensagem de vídeo relativa ao mês de maio, o pontífice defendeu a condenação da violência sexual contra as mulheres, bem como a eliminação dos obstáculos que impedem a plena integração das mulheres nas várias vertentes da sociedade.

"Devemos condenar a violência sexual que atinge as mulheres e eliminar os obstáculos que impedem a sua plena integração na vida social, política e económica", afirmou Francisco na mesma mensagem, que mostra também imagens de mulheres de semblante sério.

"É uma oração: que em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e que o seu papel social essencial seja valorizado", concluiu.

Também hoje o secretário de Estado e número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, apresentou uma nova versão do suplemento mensal do Osservatore Romano sobre as mulheres na Igreja.

"Se não escutarmos atentamente a voz das mulheres nos grandes momentos de decisão na vida da Igreja, perderemos as contribuições decisivas, e eu diria essenciais, para o desenvolvimento de novos projetos e horizontes", afirmou Pietro Parolin.

Lusa

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Crianças no Daesh - 2ª Parte
    23:43
  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Estes engenheiros não tiveram formação para exercer arquitetura"
    7:00

    País

    O Parlamento aprovou esta quarta-feira as propostas do PSD e do PAN para devolver aos engenheiros a possibilidade de assinarem projetos de arquitetura. Os aquitetos discordam da medida. José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos arquitetos, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Foi uma grande honra ser deputado"
    1:23

    País

    Alberto Martins vai deixar a vida política, o socialista renunciou esta quarta-feira ao cargo de deputado, que ocupava há 30 anos, com algumas interrupções. Alberto Martins desempenhou funções de ministro da Reforma do Estado no segundo Governo de António Guterres, e de ministro da Justiça no segundo Executivo liderado por josé Sócrates. O socialista vai ser substituído por Hugo Carvalho.