sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela à valorização das mulheres

O papa Francisco apelou hoje numa mensagem de vídeo ao respeito por todas as mulheres em todo o mundo e à valorização do seu papel social que classificou como "essencial".

Papa Francisco

Papa Francisco

© Tony Gentile / Reuters

"A contribuição das mulheres em todos os domínios da atividade humana é inegável, a começar pela família. Mas o simples reconhecimento é suficiente?", referiu o papa, em espanhol, na mensagem de vídeo divulgada mensalmente pela Santa Sé.

Nesta mensagem de vídeo relativa ao mês de maio, o pontífice defendeu a condenação da violência sexual contra as mulheres, bem como a eliminação dos obstáculos que impedem a plena integração das mulheres nas várias vertentes da sociedade.

"Devemos condenar a violência sexual que atinge as mulheres e eliminar os obstáculos que impedem a sua plena integração na vida social, política e económica", afirmou Francisco na mesma mensagem, que mostra também imagens de mulheres de semblante sério.

"É uma oração: que em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e que o seu papel social essencial seja valorizado", concluiu.

Também hoje o secretário de Estado e número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, apresentou uma nova versão do suplemento mensal do Osservatore Romano sobre as mulheres na Igreja.

"Se não escutarmos atentamente a voz das mulheres nos grandes momentos de decisão na vida da Igreja, perderemos as contribuições decisivas, e eu diria essenciais, para o desenvolvimento de novos projetos e horizontes", afirmou Pietro Parolin.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.