sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela à valorização das mulheres

O papa Francisco apelou hoje numa mensagem de vídeo ao respeito por todas as mulheres em todo o mundo e à valorização do seu papel social que classificou como "essencial".

Papa Francisco

Papa Francisco

© Tony Gentile / Reuters

"A contribuição das mulheres em todos os domínios da atividade humana é inegável, a começar pela família. Mas o simples reconhecimento é suficiente?", referiu o papa, em espanhol, na mensagem de vídeo divulgada mensalmente pela Santa Sé.

Nesta mensagem de vídeo relativa ao mês de maio, o pontífice defendeu a condenação da violência sexual contra as mulheres, bem como a eliminação dos obstáculos que impedem a plena integração das mulheres nas várias vertentes da sociedade.

"Devemos condenar a violência sexual que atinge as mulheres e eliminar os obstáculos que impedem a sua plena integração na vida social, política e económica", afirmou Francisco na mesma mensagem, que mostra também imagens de mulheres de semblante sério.

"É uma oração: que em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e que o seu papel social essencial seja valorizado", concluiu.

Também hoje o secretário de Estado e número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, apresentou uma nova versão do suplemento mensal do Osservatore Romano sobre as mulheres na Igreja.

"Se não escutarmos atentamente a voz das mulheres nos grandes momentos de decisão na vida da Igreja, perderemos as contribuições decisivas, e eu diria essenciais, para o desenvolvimento de novos projetos e horizontes", afirmou Pietro Parolin.

Lusa

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.