sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades ordenaram evacuação total de cidade canadiana devido a incêndio

A cidade canadiana de Fort McMurray, no noroeste do país, com cerca de 70.000 habitantes, recebeu uma ordem de evacuação total perante a ameaça de um incêndio florestal.

© Topher Seguin / Reuters

© Topher Seguin / Reuters

As autoridades municipais ordenaram a evacuação obrigatória às 18:20 de terça-feira (01:20 de hoje em Lisboa) e pediram aos habitantes da cidade que se dirigissem para norte, de modo a evitar as chamas que bloqueiam a única autoestrada que liga Fort McMurray ao sul da província de Alberta.

"Sejam pacientes, conduzam com cuidado e, por favor, cedam passagem aos veículos de emergência", apelaram as autoridades municipais.

As instruções aconteceram perante o "rápido crescimento do incêndio". Imagens transmitidas pelas televisões mostram gigantescas chamas nos bosques que rodeiam a cidade, alimentadas pelas elevadas temperaturas que se sentem na região e fortes ventos que empurraram o incêndio para o centro da cidade.

Apesar de não se terem ainda registado vítimas, várias casas foram já consumidas pelas chamas.

Lusa

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.