sicnot

Perfil

Mundo

Israel vai ter representação oficial na NATO

A NATO vai ter, na sua sede em Bruxelas, um gabinete permanente de representação de Israel, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita.

reuters

"A NATO informou Israel esta noite de que poderia abrir um gabinete na sede da organização em Bruxelas e completar o processo de acreditação dos seus representantes junto da organização", refere um comunicado divulgado na terça-feira à noite pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com o comunicado, o anúncio acontece "após prolongados esforços diplomáticos israelitas feitos pelos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa e pelo gabinete do primeiro-ministro".

"Israel deseja agradecer aos seus aliados na organização o apoio e esforços nesta questão", diz a nota.

O Estado judaico não está integrado na NATO, mas tem beneficiado de cooperação no campo militar e atualmente faz parte do Diálogo do Mediterrâneo, um programa patrocinado pela NATO em cooperação com sete nações mediterrânicas.

O primeiro-ministro israelita, Benjamín Netanyahu, saudou a decisão: "Celebro este anúncio da NATO. É um passo importante para o apoio à segurança de Israel. Reflete o estatuto de Israel e o apoio de muitos na organização para cooperar connosco no campo da segurança".

Alguns membros da NATO, também conhecida como Aliança Atlântica, opuseram-se, no passado, ao aumento da cooperação com Israel, com o argumento de que esta medida poderia prejudicar as relações da aliança com estados muçulmanos, incluindo o Afeganistão, uma das principais prioridades operacionais da organização.

Atualmente, a NATO conta com 40 nações associadas ou com algum tipo de vínculo institucional.

O tratado da Aliança, de que fazem parte formalmente 28 nações, estipula que para que a NATO defenda militarmente um país, este deve ser membro de pleno direito e não apenas sócio.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.