sicnot

Perfil

Mundo

Militares venezuelanos controlam morgue de Caracas

A morgue de Bello Monte (Caracas), amanheceu hoje militarizada horas depois de as autoridades confirmarem que foi assassinado o criminoso mais procurado da Venezuela, durante confrontos com a polícia venezuelana.

© Nacho Doce / Reuters

Segundo as rádios locais, todos os acessos à morgue estão bloqueados, porque aí se encontra o cadáver de José António Tovar Colina "El Picure", que as autoridades esperam que venha a ser reclamado por algum familiar.

Efetivos da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militar) estão a impedir o acesso de jornalistas e de populares, apenas autorizando a entrada de funcionários da morgue.

A imprensa local dá conta que está a ser impedido também a entrada de novos cadáveres, os quais têm que permanecer nos hospitais.

As autoridades venezuelanas anunciaram, na tarde de terça-feira (noite em Lisboa) que "El Picure" tinha sucumbido durante confrontos com a polícia.

Os confrontos tiveram lugar em El Sombrero, no Estado venezuelano de Guárico (a sudoeste de Caracas).

"El Picure", 27 anos, era conhecido por liderar um grupo criminoso, paramilitar, que operava em vários Estados da Venezuela e era acusado de estar envolvido em mais de 14 homicídios, incluindo casos de morte por encomenda, roubo, sequestro e tráfico de drogas.

Desde 2013 que era procurado pelas autoridades.

Em 2008 começou a roubar carros de fazendeiros, comerciantes e construtores, aos que depois exigia que pagassem quantias de dinheiro pela devolução da viatura, assassinando quem se negasse a fazê-lo.

Em 2015, duas dezenas de assaltantes relacionados com "El Picure" morreram em confrontos com a polícia.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.