sicnot

Perfil

Mundo

Regime sírio anuncia que vai cumprir trégua de 48 horas em Alepo

O regime sírio anunciou hoje que vai cumprir a trégua de 48 horas na cidade de Alepo, que terá início na quinta-feira.

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

© Jalal Al-mamo / Reuters

"Uma trégua vai ser implementada em Alepo por 48 horas a partir das 01:00 de quinta-feira (23:00 de hoje em Lisboa), referiu, em comunicado lido na televisão pública e divulgada na agência de notícias SANA, o comando das forças armadas sírio.

O Departamento de Estado norte-americano tinha anunciado que os Estados Unidos e a Rússia tinham chegado a acordo sobre a implementação de uma trégua entre o regime e os rebeles sírios na província de Alepo, que inclui a cidade com o mesmo nome, que desde 22 de abril tem sido alvo de intensos combates.

Durante o dia de hoje, viveu-se uma certa calma na cidade de Aleppo, dividida entre áreas rebeldes e setores pró-regime.

Desde 22 abril, 284 pessoas, entre as quais 57 crianças e 38 mulheres, morreram nos combates em Alepo, marcados por intensos raides do regime e bombardeamentos de artilharia dos rebeldes, segundo o Observatório dos Direitos Humanos sírio.

A ONU pediu hoje às partes envolvidas no conflito para que acatem "imediatamente" a extensão do cessar-fogo à cidade de Alepo, como acordado entre os Estados Unidos e a Rússia.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.