sicnot

Perfil

Mundo

Regime sírio anuncia que vai cumprir trégua de 48 horas em Alepo

O regime sírio anunciou hoje que vai cumprir a trégua de 48 horas na cidade de Alepo, que terá início na quinta-feira.

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

© Jalal Al-mamo / Reuters

"Uma trégua vai ser implementada em Alepo por 48 horas a partir das 01:00 de quinta-feira (23:00 de hoje em Lisboa), referiu, em comunicado lido na televisão pública e divulgada na agência de notícias SANA, o comando das forças armadas sírio.

O Departamento de Estado norte-americano tinha anunciado que os Estados Unidos e a Rússia tinham chegado a acordo sobre a implementação de uma trégua entre o regime e os rebeles sírios na província de Alepo, que inclui a cidade com o mesmo nome, que desde 22 de abril tem sido alvo de intensos combates.

Durante o dia de hoje, viveu-se uma certa calma na cidade de Aleppo, dividida entre áreas rebeldes e setores pró-regime.

Desde 22 abril, 284 pessoas, entre as quais 57 crianças e 38 mulheres, morreram nos combates em Alepo, marcados por intensos raides do regime e bombardeamentos de artilharia dos rebeldes, segundo o Observatório dos Direitos Humanos sírio.

A ONU pediu hoje às partes envolvidas no conflito para que acatem "imediatamente" a extensão do cessar-fogo à cidade de Alepo, como acordado entre os Estados Unidos e a Rússia.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano