sicnot

Perfil

Mundo

Califórnia eleva idade legal para fumar para os 21 anos

O governo do estado norte-americano da Califórnia elevou a idade legal para fumar dos 18 para os 21 anos, dentro de um conjunto de medidas legislativas que regulam também os cigarros eletrónicos, segundo o Los Angeles Times.

AP

Após a aprovação no Senado estatal no passado dia 10 de março, o projeto de lei aguardava apenas a assinatura final do governador, o democrata Jerry Brown, que rubricou a nova norma na quarta-feira.

Deste modo, a Califórnia, o estado mais povoado dos Estados Unidos, com 39 milhões de habitantes, juntou-se ao Havai. Os dois estados têm agora a idade requerida para fumar mais elevada dos Estados Unidos.

Este novo pacote de medidas sobre o tabaco foi aprovado apesar da rejeição da maioria dos deputados republicanos.

O senador democrata Ed Hernández, impulsionador da iniciativa, assinalou em março que a medida vai salvar vidas porque fará com que menos adolescentes comecem a consumir tabaco.

Hernández disse ainda que a "feroz" oposição da indústria tabaqueira a este projeto de lei demonstra que o seu modelo de negócio se baseia em "promover e vender este veneno" às "crianças".

A regulação californiana proíbe também que os cigarros eletrónicos sejam usados em restaurantes, teatros, cinemas e outros espaços públicos onde o tabaco tradicional já era proibido.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.