sicnot

Perfil

Mundo

Inseto de 62,4 centímetros descoberto na China é o maior do mundo

Um inseto de mais de meio metro de comprimento foi encontrado no sul da China e declarado o maior do mundo.

twitter.com/XHNews

Um bicho-folha de 62,4 centímetros, descoberto há dois anos na província do sul Guangxi, bateu o recorde de inseto mais comprido do mundo entre as 807.625 variedades conhecidas, referiu a agência Xinhua citando o Museu do Inseto do Oeste da China.

O anterior recorde foi dado a um outro bicho-folha da Malásia, encontrado em 2008, que media 56,7 centímetros e que está agora em exibição no Museu de História Natural de Londres.

O cientista Zhao Li foi alertado pela população local que viu um inseto enorme de mais de meio metro de comprimento, tão largo como o dedo indicador humano. O cientista andou à procura do insecto durante seis anos, até finalmente o encontrar e capturar.

"Estava a recolher insetos numa montanha de 1.200 metros de altura na cidade de Guanxi Liuzhou, na noite do 16 de agosto de 2014, quando surgiu uma sombra negra à distância que parecia um ramo de uma árvore," disse Zhao Li.

"Quando me aproximei, fiquei chocado ao encontrar um enorme inseto com pernas tão compridas quanto o corpo," acrescentou o cientista.

O inseto foi apelidado "Phryganistria chinensis Zhao" em sua homenagem.

Foram encontradas mais de 3.000 variedades de bichos-folha até agora, segundo a agência Xinhua.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.