sicnot

Perfil

Mundo

Inseto de 62,4 centímetros descoberto na China é o maior do mundo

Um inseto de mais de meio metro de comprimento foi encontrado no sul da China e declarado o maior do mundo.

twitter.com/XHNews

Um bicho-folha de 62,4 centímetros, descoberto há dois anos na província do sul Guangxi, bateu o recorde de inseto mais comprido do mundo entre as 807.625 variedades conhecidas, referiu a agência Xinhua citando o Museu do Inseto do Oeste da China.

O anterior recorde foi dado a um outro bicho-folha da Malásia, encontrado em 2008, que media 56,7 centímetros e que está agora em exibição no Museu de História Natural de Londres.

O cientista Zhao Li foi alertado pela população local que viu um inseto enorme de mais de meio metro de comprimento, tão largo como o dedo indicador humano. O cientista andou à procura do insecto durante seis anos, até finalmente o encontrar e capturar.

"Estava a recolher insetos numa montanha de 1.200 metros de altura na cidade de Guanxi Liuzhou, na noite do 16 de agosto de 2014, quando surgiu uma sombra negra à distância que parecia um ramo de uma árvore," disse Zhao Li.

"Quando me aproximei, fiquei chocado ao encontrar um enorme inseto com pernas tão compridas quanto o corpo," acrescentou o cientista.

O inseto foi apelidado "Phryganistria chinensis Zhao" em sua homenagem.

Foram encontradas mais de 3.000 variedades de bichos-folha até agora, segundo a agência Xinhua.

Lusa

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36