sicnot

Perfil

Mundo

Mais duas mortes ligadas aos airbags da Takata na Malásia

Duas pessoas morreram na Malásia depois de airbags fabricados pela empresa japonesa Takata terem explodido, elevando para 13 o número total de mortes, anunciou a Honda.

© Toru Hanai / Reuters

A Takata tem tentado resolver o defeito nos seus sistemas de airbag que faz com que estilhaços de metal e plástico sejam projetados na direção do condutor e passageiros.

Esta falha tem sido apontada como responsável por graves ferimentos que, nalguns casos, foram fatais.

As mais recentes mortes aconteceram em abril no estado de Sabah, na parte malaia da ilha do Bornéu, e no estado de Kedah, em maio.

Num comunicado, a Honda Malásia confirmou que o sistema de enchimento do airbag da Takata "rompeu em dois acidentes em abril e maio, respetivamente, na Malásia".

"Ambos os acidentes resultaram nas trágicas mortes dos condutores", diz o comunicado, acrescentando que a causa de morte nos dois incidentes, ambos envolvendo carros Honda City, ainda não foi determinada.

O fabricante automóvel lembrou que emitiu uma ordem de chamada à revisão para os veículos Honda City em 2014 e 2015 para que o airbag frontal do condutor fosse substituído.

Cerca de 50 milhões de airbags da Takata foram chamados às oficinas em todo o mundo, incluindo cerca de 29 milhões nos Estados Unidos, onde, na quarta-feira, os reguladores disseram esperar que mais 35 a 40 milhões de airbags sejam adicionados à lista.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.