sicnot

Perfil

Mundo

Mulher desafia centenas de neonazis na Suécia

A fotografia de uma mulher com o punho erguido a desafiar uma marcha neonazi na Suécia tornou-se viral. A ativista disse aos media suecos que aquele ato foi um impulso e que estava chocada com a reações à fotografia.

David Lagerlöf

Durante uma manifestação do Movimento Nórdico da Resistência em Borlänge, na Suécia, realizou-se um contraprotesto, onde Tess Asplund pôde mostrar ao mundo a sua bravura.

Cerca de 300 pessoas participaram na marcha neonazi. Outros tantos juntaram-se ao contraprotesto.

A fotografia, tirada num momento de confronto, foi publicada pelo fotógrafo David Lagerlöf na sua conta do Twitter e a partir daí foi rapidamente partilhada pelos meios sociais, jornais e sites à volta do mundo.

Tess Asplund disse que seria ótimo se a fotografia fizesse com que as pessoas tomassem mais atenção à luta contra o racismo. Contudo, a mulher não quer ser um símbolo dessa luta.

No Twitter, as pessoas descrevem-na como "heroína" e "maravilhosa". Outros reconheceram a sua "coragem" e "inacreditável bravura". Até a conhecida autora J.K. Rolling partilhou a fotografia na sua conta do Twitter, onde enalteceu o ato da mulher.

Os Movimentos Neonazis têm crescido na Suécia e noutros países europeus, como um resultado da crise migratória. O Partido Democrático sueco de anti-imigração é a terceira maior força política do país.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC