sicnot

Perfil

Mundo

Mulher desafia centenas de neonazis na Suécia

A fotografia de uma mulher com o punho erguido a desafiar uma marcha neonazi na Suécia tornou-se viral. A ativista disse aos media suecos que aquele ato foi um impulso e que estava chocada com a reações à fotografia.

David Lagerlöf

Durante uma manifestação do Movimento Nórdico da Resistência em Borlänge, na Suécia, realizou-se um contraprotesto, onde Tess Asplund pôde mostrar ao mundo a sua bravura.

Cerca de 300 pessoas participaram na marcha neonazi. Outros tantos juntaram-se ao contraprotesto.

A fotografia, tirada num momento de confronto, foi publicada pelo fotógrafo David Lagerlöf na sua conta do Twitter e a partir daí foi rapidamente partilhada pelos meios sociais, jornais e sites à volta do mundo.

Tess Asplund disse que seria ótimo se a fotografia fizesse com que as pessoas tomassem mais atenção à luta contra o racismo. Contudo, a mulher não quer ser um símbolo dessa luta.

No Twitter, as pessoas descrevem-na como "heroína" e "maravilhosa". Outros reconheceram a sua "coragem" e "inacreditável bravura". Até a conhecida autora J.K. Rolling partilhou a fotografia na sua conta do Twitter, onde enalteceu o ato da mulher.

Os Movimentos Neonazis têm crescido na Suécia e noutros países europeus, como um resultado da crise migratória. O Partido Democrático sueco de anti-imigração é a terceira maior força política do país.

  • Costa reúne-se hoje com o Presidente de Angola em Davos

    Mundo

    O primeiro-ministro reúne-se esta noite com o chefe de Estado de Angola, logo após chegar a Davos, na Suíça). O encontro acontece num momento em que o processo da justiça portuguesa contra o ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente, afeta as relações entre os dois países.

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.