sicnot

Perfil

Mundo

Mulher desafia centenas de neonazis na Suécia

A fotografia de uma mulher com o punho erguido a desafiar uma marcha neonazi na Suécia tornou-se viral. A ativista disse aos media suecos que aquele ato foi um impulso e que estava chocada com a reações à fotografia.

David Lagerlöf

Durante uma manifestação do Movimento Nórdico da Resistência em Borlänge, na Suécia, realizou-se um contraprotesto, onde Tess Asplund pôde mostrar ao mundo a sua bravura.

Cerca de 300 pessoas participaram na marcha neonazi. Outros tantos juntaram-se ao contraprotesto.

A fotografia, tirada num momento de confronto, foi publicada pelo fotógrafo David Lagerlöf na sua conta do Twitter e a partir daí foi rapidamente partilhada pelos meios sociais, jornais e sites à volta do mundo.

Tess Asplund disse que seria ótimo se a fotografia fizesse com que as pessoas tomassem mais atenção à luta contra o racismo. Contudo, a mulher não quer ser um símbolo dessa luta.

No Twitter, as pessoas descrevem-na como "heroína" e "maravilhosa". Outros reconheceram a sua "coragem" e "inacreditável bravura". Até a conhecida autora J.K. Rolling partilhou a fotografia na sua conta do Twitter, onde enalteceu o ato da mulher.

Os Movimentos Neonazis têm crescido na Suécia e noutros países europeus, como um resultado da crise migratória. O Partido Democrático sueco de anti-imigração é a terceira maior força política do país.

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.