sicnot

Perfil

Mundo

ONU diz que ação contra alterações climáticas tem de ser mais rápida

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas disse hoje que a ação contra as alterações climáticas tem de ser mais rápida e alargada para concretizar as promessas do acordo de Paris de combate aos efeitos do aquecimento global.

© Denis Balibouse / Reuters

"É o tempo de levar a ação sobre o clima ao próximo nível", afirmou Ban Ki-moon, durante uma reunião em Washington que juntou os autarcas de Mova Iorque e Paris, o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, líderes empresariais e congressistas norte-americanos.

"Precisamos de acelerar a velocidade, a dimensão e a escala da nossa resposta, local e globalmente", acentuou.

O encontro, designado Climate Action 2016, acontece duas semanas depois de 175 países terem assinado nas Nações Unidas o acordo de Paris, aumentando as esperanças de que o texto seja ratificado rapidamente.

Para entrar em vigor, o acordo de Paris precisa de ser ratificado por pelo menos 55 Estados que representem 55% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.

"Não podemos permitir que se perca o balanço, porque cada dia que passa o desafio climático aumenta", insistiu o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

"Parece que sempre que olhamos para o problema, é pior do que pensávamos", acrescentou, mencionando as temperaturas recordes que se têm registado, as quais "se tornaram a nova normalidade".

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.