sicnot

Perfil

Mundo

Realidade virtual ajuda a tratar a paranoia

Uma experiência com realidade virtual ajudou várias pessoas com mania da perseguição a ultrapassar esta psicose. Os cientistas britânicos esperam poder assim ajudar muitas pessoas que têm dificuldade em enfrentar situações do dia-a-dia.

As simulações ajudaram os 30 participantes na experiência a enfrentar os seus medos e a mostrar-lhes que as interações sociais que temiam são na realidade seguras.

O programa de computador "obrigava" os doentes a entrar em carruagens de metro ou elevadores com outras pessoas. A um grupo de 15 pessoas era dito para se comportarem com os habituais mecanismos de defesa, como o de evitar o contacto olhos nos olhos com os outros "passageiros". Os outros doentes eram encorajados a baixar as suas defesas e a aproximarem-se dos avatares.

Ao fim da experiência, as pessoas que enfrentaram os seus medos revelaram uma grande diminuição do nível de paranoia. Também no primeiro grupo se notou alguma redução.

"No âmago da paranoia existe a crença infundada de que a pessoa está sob ameaça", explicou à BBC o responsável pela investigação, Daniel Freeman do departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford. "Com a realidade virtual podemos ajudar as pessoas a reaprender que estão seguras e a paranoia acaba por se dissolver", afirmou.

Dados da Universidade de Oxford indicam que entre 1 a 2% da população mundial sofre de paranoia nalgum ponto das suas vidas, geralmente associada a esquizofrenia. Os doentes com esta doença mental têm uma forte desconfiança em relação às outras pessoas e muitas vezes acabam por se isolar em casa para evitar contactos sociais.

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41