sicnot

Perfil

Mundo

Realidade virtual ajuda a tratar a paranoia

Uma experiência com realidade virtual ajudou várias pessoas com mania da perseguição a ultrapassar esta psicose. Os cientistas britânicos esperam poder assim ajudar muitas pessoas que têm dificuldade em enfrentar situações do dia-a-dia.

As simulações ajudaram os 30 participantes na experiência a enfrentar os seus medos e a mostrar-lhes que as interações sociais que temiam são na realidade seguras.

O programa de computador "obrigava" os doentes a entrar em carruagens de metro ou elevadores com outras pessoas. A um grupo de 15 pessoas era dito para se comportarem com os habituais mecanismos de defesa, como o de evitar o contacto olhos nos olhos com os outros "passageiros". Os outros doentes eram encorajados a baixar as suas defesas e a aproximarem-se dos avatares.

Ao fim da experiência, as pessoas que enfrentaram os seus medos revelaram uma grande diminuição do nível de paranoia. Também no primeiro grupo se notou alguma redução.

"No âmago da paranoia existe a crença infundada de que a pessoa está sob ameaça", explicou à BBC o responsável pela investigação, Daniel Freeman do departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford. "Com a realidade virtual podemos ajudar as pessoas a reaprender que estão seguras e a paranoia acaba por se dissolver", afirmou.

Dados da Universidade de Oxford indicam que entre 1 a 2% da população mundial sofre de paranoia nalgum ponto das suas vidas, geralmente associada a esquizofrenia. Os doentes com esta doença mental têm uma forte desconfiança em relação às outras pessoas e muitas vezes acabam por se isolar em casa para evitar contactos sociais.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.