sicnot

Perfil

Mundo

Realidade virtual ajuda a tratar a paranoia

Uma experiência com realidade virtual ajudou várias pessoas com mania da perseguição a ultrapassar esta psicose. Os cientistas britânicos esperam poder assim ajudar muitas pessoas que têm dificuldade em enfrentar situações do dia-a-dia.

As simulações ajudaram os 30 participantes na experiência a enfrentar os seus medos e a mostrar-lhes que as interações sociais que temiam são na realidade seguras.

O programa de computador "obrigava" os doentes a entrar em carruagens de metro ou elevadores com outras pessoas. A um grupo de 15 pessoas era dito para se comportarem com os habituais mecanismos de defesa, como o de evitar o contacto olhos nos olhos com os outros "passageiros". Os outros doentes eram encorajados a baixar as suas defesas e a aproximarem-se dos avatares.

Ao fim da experiência, as pessoas que enfrentaram os seus medos revelaram uma grande diminuição do nível de paranoia. Também no primeiro grupo se notou alguma redução.

"No âmago da paranoia existe a crença infundada de que a pessoa está sob ameaça", explicou à BBC o responsável pela investigação, Daniel Freeman do departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford. "Com a realidade virtual podemos ajudar as pessoas a reaprender que estão seguras e a paranoia acaba por se dissolver", afirmou.

Dados da Universidade de Oxford indicam que entre 1 a 2% da população mundial sofre de paranoia nalgum ponto das suas vidas, geralmente associada a esquizofrenia. Os doentes com esta doença mental têm uma forte desconfiança em relação às outras pessoas e muitas vezes acabam por se isolar em casa para evitar contactos sociais.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim