sicnot

Perfil

Mundo

Zona de testes nucleares norte-coreanos com pouca atividade na véspera de congresso

O centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri mostrou "escassa atividade" nos últimos dias apesar das advertências de que Pyongyang poderia realizar um novo teste antes do congresso do partido único, que começa na sexta-feira.

Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte.

Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte.

© KCNA KCNA / Reuters

As imagens captadas por satélites no início da semana e analisadas hoje pelo portal especializado "38north" indicam que não parece haver preparativos para a realização de um teste nuclear subterrâneo iminente, devido à ausência de veículos e pessoal em vários pontos de Punggye-ri.

O Governo sul-coreano tem vindo a alertar que a Coreia do Norte pode realizar o seu quinto teste nuclear nos próximos dias de modo a fortalecer a posição do líder Kim Jong-un antes do congresso do Partido dos Trabalhadores, que arranca na sexta-feira e que é o primeiro em 36 anos.

Em janeiro, a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear e em fevereiro lançou um 'rocket' para o espaço com tecnologia de um míssil intercontinental, o que levou a ONU a impor as mais severas sanções até à data.

No congresso podem ser anunciadas decisões importantes, especialmente em matéria económica -- alguns especialistas acreditam que Kim pode impor uma mudança geracional entre as elites do país.

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira