sicnot

Perfil

Mundo

Zona de testes nucleares norte-coreanos com pouca atividade na véspera de congresso

O centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri mostrou "escassa atividade" nos últimos dias apesar das advertências de que Pyongyang poderia realizar um novo teste antes do congresso do partido único, que começa na sexta-feira.

Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte.

Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte.

© KCNA KCNA / Reuters

As imagens captadas por satélites no início da semana e analisadas hoje pelo portal especializado "38north" indicam que não parece haver preparativos para a realização de um teste nuclear subterrâneo iminente, devido à ausência de veículos e pessoal em vários pontos de Punggye-ri.

O Governo sul-coreano tem vindo a alertar que a Coreia do Norte pode realizar o seu quinto teste nuclear nos próximos dias de modo a fortalecer a posição do líder Kim Jong-un antes do congresso do Partido dos Trabalhadores, que arranca na sexta-feira e que é o primeiro em 36 anos.

Em janeiro, a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear e em fevereiro lançou um 'rocket' para o espaço com tecnologia de um míssil intercontinental, o que levou a ONU a impor as mais severas sanções até à data.

No congresso podem ser anunciadas decisões importantes, especialmente em matéria económica -- alguns especialistas acreditam que Kim pode impor uma mudança geracional entre as elites do país.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".