sicnot

Perfil

Mundo

Dono de uma confeitaria no Paquistão envenenou clientes para se vingar de irmão

O dono de uma confeitaria no Paquistão admitiu ter envenenado pelo menos 30 pessoas ao juntar pesticidas aos seus doces, numa tentativa de se vingar do irmão, anunciou hoje a polícia.

Doces tradicionais do Paquistão.

Doces tradicionais do Paquistão.

© Ajay Verma / Reuters

Khalid Mehmood confessou num tribunal do centro da província de Punjab ter comntaminado doces depois de uma discussão com o irmão mais velho Tariq, igualmente gerente da loja, que o "insultou e maltratou".

"Queria dar-lhe uma lição [...] Estava tão irritado que juntei os pesticidas engarrafados aos doces que estavam a ser feitos na altura," revelou Khalid Mehmood aos agentes policiais.

Os rebuçados envenenados foram comprados por um homem da localidade, que os ofereceu à família e aos amigos em celebração do nascimento do neto.

O pai da criança, seis tios e uma tia estão entre os 30 mortos, tal como cinco crianças. Quatro pessoas continuam hospitalizadas.

As autoridades disseram aos jornalistas dos meios de comunicação locais que 52 pessoas ingeriram os doces contaminados.

Os irmãos Mehmood e um funcionário da confeitaria foram detidos.

As autoridades inicialmente suspeitaram de uma contaminação acidental, já que uma loja de pesticidas ao lado da confeitaria, estava a ser renovada e os venenos estavam guardados na loja de doces.

O Paquistão tem poucas normas de segurança alimentar e as regras de higiene raramente são cumpridas.

Os irmãos Mehmood têm de comparecer de novo no tribunal no sábado, declarou o investigador policial Mohammad Afzal.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.