sicnot

Perfil

Mundo

"Nenhum avião" sobrevoou campo atacado na Síria, afirma Rússia

A Rússia assegurou hoje que nenhum avião sobrevoou o campo de refugiados de Sarmanda no dia em que foi bombardeado e sugeriu que o ataque tenha sido lançado pela Frente al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.

© Reuters TV / Reuters

"Estudámos atentamente a informação de monitorização do espaço aéreo a 4 e a 5 de maio de 2016. Não houve voos, de aparelhos russos ou outros", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

"A avaliar pelos danos visíveis nas fotografias e vídeos, o campo pode ter sido bombardeado, intencionalmente ou por engano, por lançadores múltiplos de mísseis, atualmente muito usados nesta zona por terroristas da Al-Nosra", disse.

As forças armadas sírias também negaram qualquer envolvimento no ataque de quinta-feira, que matou pelo menos 28 civis, entre os quais crianças, em Sarmanda, na província de Idleb, no noroeste da Síria.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, considerou improvável que o ataque tenha sido acidental e que, como tal, foi provavelmente um crime de guerra.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.