sicnot

Perfil

Mundo

"Nenhum avião" sobrevoou campo atacado na Síria, afirma Rússia

A Rússia assegurou hoje que nenhum avião sobrevoou o campo de refugiados de Sarmanda no dia em que foi bombardeado e sugeriu que o ataque tenha sido lançado pela Frente al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.

© Reuters TV / Reuters

"Estudámos atentamente a informação de monitorização do espaço aéreo a 4 e a 5 de maio de 2016. Não houve voos, de aparelhos russos ou outros", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

"A avaliar pelos danos visíveis nas fotografias e vídeos, o campo pode ter sido bombardeado, intencionalmente ou por engano, por lançadores múltiplos de mísseis, atualmente muito usados nesta zona por terroristas da Al-Nosra", disse.

As forças armadas sírias também negaram qualquer envolvimento no ataque de quinta-feira, que matou pelo menos 28 civis, entre os quais crianças, em Sarmanda, na província de Idleb, no noroeste da Síria.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, considerou improvável que o ataque tenha sido acidental e que, como tal, foi provavelmente um crime de guerra.

Lusa

  • Papa aprova canonização dos pastorinhos

    País

    O Papa Francisco promulgou esta manhã o decreto que reconhece os milagres atribuídos aos beatos Francisco e Jacinta, conhecidos como os pastorinhos de Fátima, o que permite a canonização, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.