sicnot

Perfil

Mundo

"Nenhum avião" sobrevoou campo atacado na Síria, afirma Rússia

A Rússia assegurou hoje que nenhum avião sobrevoou o campo de refugiados de Sarmanda no dia em que foi bombardeado e sugeriu que o ataque tenha sido lançado pela Frente al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.

© Reuters TV / Reuters

"Estudámos atentamente a informação de monitorização do espaço aéreo a 4 e a 5 de maio de 2016. Não houve voos, de aparelhos russos ou outros", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

"A avaliar pelos danos visíveis nas fotografias e vídeos, o campo pode ter sido bombardeado, intencionalmente ou por engano, por lançadores múltiplos de mísseis, atualmente muito usados nesta zona por terroristas da Al-Nosra", disse.

As forças armadas sírias também negaram qualquer envolvimento no ataque de quinta-feira, que matou pelo menos 28 civis, entre os quais crianças, em Sarmanda, na província de Idleb, no noroeste da Síria.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, considerou improvável que o ataque tenha sido acidental e que, como tal, foi provavelmente um crime de guerra.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.