sicnot

Perfil

Mundo

"Nenhum avião" sobrevoou campo atacado na Síria, afirma Rússia

A Rússia assegurou hoje que nenhum avião sobrevoou o campo de refugiados de Sarmanda no dia em que foi bombardeado e sugeriu que o ataque tenha sido lançado pela Frente al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.

© Reuters TV / Reuters

"Estudámos atentamente a informação de monitorização do espaço aéreo a 4 e a 5 de maio de 2016. Não houve voos, de aparelhos russos ou outros", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

"A avaliar pelos danos visíveis nas fotografias e vídeos, o campo pode ter sido bombardeado, intencionalmente ou por engano, por lançadores múltiplos de mísseis, atualmente muito usados nesta zona por terroristas da Al-Nosra", disse.

As forças armadas sírias também negaram qualquer envolvimento no ataque de quinta-feira, que matou pelo menos 28 civis, entre os quais crianças, em Sarmanda, na província de Idleb, no noroeste da Síria.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, considerou improvável que o ataque tenha sido acidental e que, como tal, foi provavelmente um crime de guerra.

Lusa

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.