sicnot

Perfil

Mundo

"Nenhum avião" sobrevoou campo atacado na Síria, afirma Rússia

A Rússia assegurou hoje que nenhum avião sobrevoou o campo de refugiados de Sarmanda no dia em que foi bombardeado e sugeriu que o ataque tenha sido lançado pela Frente al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.

© Reuters TV / Reuters

"Estudámos atentamente a informação de monitorização do espaço aéreo a 4 e a 5 de maio de 2016. Não houve voos, de aparelhos russos ou outros", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

"A avaliar pelos danos visíveis nas fotografias e vídeos, o campo pode ter sido bombardeado, intencionalmente ou por engano, por lançadores múltiplos de mísseis, atualmente muito usados nesta zona por terroristas da Al-Nosra", disse.

As forças armadas sírias também negaram qualquer envolvimento no ataque de quinta-feira, que matou pelo menos 28 civis, entre os quais crianças, em Sarmanda, na província de Idleb, no noroeste da Síria.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, considerou improvável que o ataque tenha sido acidental e que, como tal, foi provavelmente um crime de guerra.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.