sicnot

Perfil

Mundo

Paquistanesa de 16 anos morta em nome da "honra"

Uma paquistanesa de 16 anos foi estrangulada, injetada com veneno, amarrada a uma carrinha e depois queimada. Tudo por uma questão de honra.

Membros do conselho tribal vendados a caminho do julgamento, a 5 de maio.

Membros do conselho tribal vendados a caminho do julgamento, a 5 de maio.

© Stringer . / Reuters

Catorze pessoas foram detidas, incluindo a mãe de Ambreen, em Abbottabad, norte do Paquistão, depois do corpo carbonizado da rapariga ter sido descoberto na passada sexta-feira.

A polícia diz que a morte por "crime de honra" foi ordenada por um conselho tribal, depois de Ambreen ter, alegadamente, ajudado uma amiga e o namorado a fugir.

"A ordem foi dada depois da vizinha de Ambreen, Saima, ter fugido com o namorado a 22 de abril", disse à CNN o agente da polícia Khurram Rasheed. Os 15 membros do conselho tribal - jirga - reuniram-se para investigar a fuga e alguns tomaram parte no assassínio, afirmou o agente.

A mãe de Ambreen foi detida com 13 membros da jirga por ter sabido da ordem para matar mas não ter alertado as autoridades.

O crime de honra é ilegal no Paquistão, mas cerca de 1100 mulheres foram mortas em 2015, de acordo com a comissão de direitos humanos do país.

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas infetadas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32