sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro francês diz que Trump é um "mau homem"

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, qualificou hoje o multibilionário Donald Trump, único candidato à nomeação republicana para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, como um "pequeno" e "mau homem".

Manuel Valls, primeiro-ministro francês

Manuel Valls, primeiro-ministro francês

© POOL New / Reuters

Valls falava numa entrevista ao canal de televisão Public Sénat que será transmitida hoje à noite, à qual a agência noticiosa francesa AFP teve acesso prévio.

"Olhe o que está a acontecer nos Estados Unidos, temos grandes desafios, mas ao mesmo tempo...", afirmou o primeiro-ministro francês antes de ser interrompido pelo entrevistador que sugere: "Pequenos homens?".

"Sim, sim, sim, sim. Pequenos homens", afirmou Valls.

Quando questionado pelo jornalista se Donald Trump é um pequeno homem, Manuel Valls respondeu de forma positiva.

"Sim, e provavelmente um mau homem", insistiu o primeiro-ministro francês.

Na entrevista, Valls afirmou que o populismo tem crescido ao mesmo tempo que as sociedades democráticas lutam para enfrentar os desafios da globalização e do terrorismo.

"E incluindo em França, deve ser recordado, não damos lições aos outros, também temos esse problema", reconheceu Valls, numa alusão aos resultados eleitorais conquistados pelo partido de extrema-direita Frente Nacional naquele país.

Manuel Valls já tinha anteriormente criticado Trump, atualmente o único candidato à nomeação presidencial pelo Partido Republicano, após a desistência do senador Ted Cruz e do governador John Kasich.

Em dezembro, o primeiro-ministro francês socialista criticou o multibilionário norte-americano e a sua sugestão de impedir o acesso de muçulmanos aos Estados Unidos, escrevendo na rede Twitter que Donald Trump alimentava ódios.

Lusa

  • Chamas no concelho de Torre de Moncorvo ameaçaram aldeia
    1:30

    País

    Dois incêndios no concelho de Torre de Moncorvo deram luta aos bombeiros na tarde de ontem e também durante toda a noite. As chamas estiveram muito próximas da aldeia de Cabanas de Cima, mas os bombeiros conseguiram desviar o fogo.

  • Se

    Se Jaime Marta Soares tiver razão, se a ciência e as autoridades não forem - outra vez? - manipuladas pelo poder político, se a investigação - independente - concluir que o fogo começou muito antes da trovoada, então, estamos diante de um dos maiores embustes do Portugal democrático.

    Pedro Cruz

  • A reconstrução da Nacional 236
    1:44
  • Harry admite que ninguém na família real britânica quer ser rei ou rainha

    Mundo

    O príncipe Harry admitiu que nenhum dos mais jovens membros da família real britânica quer ser rei ou rainha. Numa entrevista exclusiva à revista norte-americana Newsweek, na qual aborda temas como a morte da mãe, que perdeu com apenas 12 anos, Harry afirma que ele e o irmão estão empenhados em "modernizar a monarquia".

    SIC