sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro francês diz que Trump é um "mau homem"

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, qualificou hoje o multibilionário Donald Trump, único candidato à nomeação republicana para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, como um "pequeno" e "mau homem".

Manuel Valls, primeiro-ministro francês

Manuel Valls, primeiro-ministro francês

© POOL New / Reuters

Valls falava numa entrevista ao canal de televisão Public Sénat que será transmitida hoje à noite, à qual a agência noticiosa francesa AFP teve acesso prévio.

"Olhe o que está a acontecer nos Estados Unidos, temos grandes desafios, mas ao mesmo tempo...", afirmou o primeiro-ministro francês antes de ser interrompido pelo entrevistador que sugere: "Pequenos homens?".

"Sim, sim, sim, sim. Pequenos homens", afirmou Valls.

Quando questionado pelo jornalista se Donald Trump é um pequeno homem, Manuel Valls respondeu de forma positiva.

"Sim, e provavelmente um mau homem", insistiu o primeiro-ministro francês.

Na entrevista, Valls afirmou que o populismo tem crescido ao mesmo tempo que as sociedades democráticas lutam para enfrentar os desafios da globalização e do terrorismo.

"E incluindo em França, deve ser recordado, não damos lições aos outros, também temos esse problema", reconheceu Valls, numa alusão aos resultados eleitorais conquistados pelo partido de extrema-direita Frente Nacional naquele país.

Manuel Valls já tinha anteriormente criticado Trump, atualmente o único candidato à nomeação presidencial pelo Partido Republicano, após a desistência do senador Ted Cruz e do governador John Kasich.

Em dezembro, o primeiro-ministro francês socialista criticou o multibilionário norte-americano e a sua sugestão de impedir o acesso de muçulmanos aos Estados Unidos, escrevendo na rede Twitter que Donald Trump alimentava ódios.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.