sicnot

Perfil

Mundo

Imagens de satélite mostram indícios de possível teste nuclear norte-coreano

Novas imagens captadas por satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri, informa hoje o portal especializado 38 North, considerando indício de que "Pyongyang pode estar a preparar um teste nuclear no futuro próximo".

38 North

As imagens, captadas a 05 de maio, mostram veículos a chegar ao que parece ser o centro de comando, a cerca de seis quilómetros na zona de testes.

Apesar da "reduzida atividade" no complexo e de não haver sinais de uma "atividade significativa" na área principal, "os veículos não se encontram frequentemente ali, exceto durante preparativos para um teste [nuclear]", indica o portal norte-americano associado à Universidade Johns Hopkins 38 North..

Nas últimas semanas foi colocada a possibilidade de a Coreia do Norte levar a cabo o seu quinto teste nuclear durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos e que arrancou na sexta-feira em Pyongyang.

Durante a inauguração do evento, o líder norte-coreano, Kim Jong-un exaltou as suas conquistas nucleares, nomeadamente os testes e lançamento de mísseis no início do ano.

Lusa

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43