sicnot

Perfil

Mundo

Imagens de satélite mostram indícios de possível teste nuclear norte-coreano

Novas imagens captadas por satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri, informa hoje o portal especializado 38 North, considerando indício de que "Pyongyang pode estar a preparar um teste nuclear no futuro próximo".

38 North

As imagens, captadas a 05 de maio, mostram veículos a chegar ao que parece ser o centro de comando, a cerca de seis quilómetros na zona de testes.

Apesar da "reduzida atividade" no complexo e de não haver sinais de uma "atividade significativa" na área principal, "os veículos não se encontram frequentemente ali, exceto durante preparativos para um teste [nuclear]", indica o portal norte-americano associado à Universidade Johns Hopkins 38 North..

Nas últimas semanas foi colocada a possibilidade de a Coreia do Norte levar a cabo o seu quinto teste nuclear durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos e que arrancou na sexta-feira em Pyongyang.

Durante a inauguração do evento, o líder norte-coreano, Kim Jong-un exaltou as suas conquistas nucleares, nomeadamente os testes e lançamento de mísseis no início do ano.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC