sicnot

Perfil

Mundo

Imagens de satélite mostram indícios de possível teste nuclear norte-coreano

Novas imagens captadas por satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri, informa hoje o portal especializado 38 North, considerando indício de que "Pyongyang pode estar a preparar um teste nuclear no futuro próximo".

38 North

As imagens, captadas a 05 de maio, mostram veículos a chegar ao que parece ser o centro de comando, a cerca de seis quilómetros na zona de testes.

Apesar da "reduzida atividade" no complexo e de não haver sinais de uma "atividade significativa" na área principal, "os veículos não se encontram frequentemente ali, exceto durante preparativos para um teste [nuclear]", indica o portal norte-americano associado à Universidade Johns Hopkins 38 North..

Nas últimas semanas foi colocada a possibilidade de a Coreia do Norte levar a cabo o seu quinto teste nuclear durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos e que arrancou na sexta-feira em Pyongyang.

Durante a inauguração do evento, o líder norte-coreano, Kim Jong-un exaltou as suas conquistas nucleares, nomeadamente os testes e lançamento de mísseis no início do ano.

Lusa

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.