sicnot

Perfil

Mundo

Imagens de satélite mostram indícios de possível teste nuclear norte-coreano

Novas imagens captadas por satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri, informa hoje o portal especializado 38 North, considerando indício de que "Pyongyang pode estar a preparar um teste nuclear no futuro próximo".

38 North

As imagens, captadas a 05 de maio, mostram veículos a chegar ao que parece ser o centro de comando, a cerca de seis quilómetros na zona de testes.

Apesar da "reduzida atividade" no complexo e de não haver sinais de uma "atividade significativa" na área principal, "os veículos não se encontram frequentemente ali, exceto durante preparativos para um teste [nuclear]", indica o portal norte-americano associado à Universidade Johns Hopkins 38 North..

Nas últimas semanas foi colocada a possibilidade de a Coreia do Norte levar a cabo o seu quinto teste nuclear durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos e que arrancou na sexta-feira em Pyongyang.

Durante a inauguração do evento, o líder norte-coreano, Kim Jong-un exaltou as suas conquistas nucleares, nomeadamente os testes e lançamento de mísseis no início do ano.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.