sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de polacos sairam à rua para protestar contra o governo

Dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas da capital da Polónia numa gigantesca manifestação contra o partido do governo e a favor da União Europeia. A mancha humana estendeu-se ao longo de vários quilómetros, no centro de Varsóvia contra o partido conservador no poder, acusado de minar a democracia e pôr em risco o futuro do país na Europa.

© Kacper Pempel / Reuters

Organizado por vários partidos da oposição e grupos pró-europeístas este já é considerado um dos maiores protestos desde que o Partido Lei e Justiça chegou ao poder no final do ano passado. Desde então foram adoptadas medidas de controlo do sistema judiciário e da comunicação social já condenadas pela Comissão Europeia que lançou um procedimento que pode levar à suspensão dos direitos de voto da Polónia.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.