sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de polacos sairam à rua para protestar contra o governo

Dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas da capital da Polónia numa gigantesca manifestação contra o partido do governo e a favor da União Europeia. A mancha humana estendeu-se ao longo de vários quilómetros, no centro de Varsóvia contra o partido conservador no poder, acusado de minar a democracia e pôr em risco o futuro do país na Europa.

© Kacper Pempel / Reuters

Organizado por vários partidos da oposição e grupos pró-europeístas este já é considerado um dos maiores protestos desde que o Partido Lei e Justiça chegou ao poder no final do ano passado. Desde então foram adoptadas medidas de controlo do sistema judiciário e da comunicação social já condenadas pela Comissão Europeia que lançou um procedimento que pode levar à suspensão dos direitos de voto da Polónia.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.