sicnot

Perfil

Mundo

"Artista da vagina" condenada no Japão a pagar multa superior a 3.000 €

A pintora e escultora Megumi Igarashi, conhecida como a "artista da vagina", por distribuir objetos obscenos, foi condenada hoje no Japão ao pagamento de uma multa equivalente a 3.256 euros, na sequência de um julgamento por obscenidade.

Megumi Igarashi conhecida como a "artista da vagina" por distribuir objetos obscenos.

Megumi Igarashi conhecida como a "artista da vagina" por distribuir objetos obscenos.

© Reuters Staff / Reuters

O Tribunal Distrital de Tóquio determinou a aplicação de uma multa de 400.000 ienes (3.256 euros), metade do valor pedido pelo Ministério Público.

Megumi Igarashi, de 43 anos, foi acusada pelas autoridades nipónicas de distribuir dados para imprimir réplicas em 3D da sua vagina através da Internet, em troca de dinheiro, em outubro de 2013 e março de 2014.

Detida há dois anos, a artista, que trabalha sob o pseudónimo de "Rokudenashi-ko" ('rapariga má'), afirmou que na sua obra utiliza os genitais femininos como tema principal mas não de uma forma salaz.

O seu caso desencadeou a condenação de grupos culturais de distintas partes do mundo que o consideram uma grave violação à liberdade de expressão e também gerou uma campanha no portal de petições públicas Change.org, que recolheu milhares de assinaturas para que fosse libertada e ilibada.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.