sicnot

Perfil

Mundo

"Artista da vagina" condenada no Japão a pagar multa superior a 3.000 €

A pintora e escultora Megumi Igarashi, conhecida como a "artista da vagina", por distribuir objetos obscenos, foi condenada hoje no Japão ao pagamento de uma multa equivalente a 3.256 euros, na sequência de um julgamento por obscenidade.

Megumi Igarashi conhecida como a "artista da vagina" por distribuir objetos obscenos.

Megumi Igarashi conhecida como a "artista da vagina" por distribuir objetos obscenos.

© Reuters Staff / Reuters

O Tribunal Distrital de Tóquio determinou a aplicação de uma multa de 400.000 ienes (3.256 euros), metade do valor pedido pelo Ministério Público.

Megumi Igarashi, de 43 anos, foi acusada pelas autoridades nipónicas de distribuir dados para imprimir réplicas em 3D da sua vagina através da Internet, em troca de dinheiro, em outubro de 2013 e março de 2014.

Detida há dois anos, a artista, que trabalha sob o pseudónimo de "Rokudenashi-ko" ('rapariga má'), afirmou que na sua obra utiliza os genitais femininos como tema principal mas não de uma forma salaz.

O seu caso desencadeou a condenação de grupos culturais de distintas partes do mundo que o consideram uma grave violação à liberdade de expressão e também gerou uma campanha no portal de petições públicas Change.org, que recolheu milhares de assinaturas para que fosse libertada e ilibada.

Lusa

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.