sicnot

Perfil

Mundo

Assassino de agricultor português morre em troca de tiros com polícia na Venezuela

Um jovem de 19 anos, alegadamente envolvido no assassínio de um agricultor português na Venezuela, morreu hoje numa troca de tiros com a polícia, no bairro Andrés Eloy Blanco, no Estado de Arágua, a 100 quilómetros de Caracas.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Segundo fontes policiais, Joseph Linares, conhecido pela alcunha de "El Gatico", era suspeito de ter assassinado a tiro o agricultor Juan Francisco Fernandes Vieira, de 46 anos.

O assassinato ocorreu na tarde do último sábado, na localidade de Santa Cruz, Estado de Arágua, e o suspeito teria roubado um camião que o agricultor usava para transportar produtos agrícolas, quando o português transportava vários trabalhadores da sua fazenda.

"El Gatico" apercebeu-se de que oficiais da Polícia de Arágua e do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária) realizavam uma operação conjunta para o apanhar e disparou contra os funcionários.

O jovem terá agarrado a mesma arma com que matou o agricultor português para disparar vários tiros contra a polícia, quando os oficiais se aproximavam da casa onde se encontrava.

Durante a troca de disparos, ficou gravemente ferido, foi transportado ao Centro de Diagnóstico Integral de Santa Cruz, onde faleceu pouco depois de dar entrada.

Entretanto, a polícia venezuelana deteve quatro outros indivíduos, suspeitos também de estarem envolvidos no assassinato do agricultor português e de fazerem parte de um grupo criminoso conhecido pelo apelido de "El Changó", contra o qual existem denúncias de sequestro e roubo de agricultores da localidade.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.