sicnot

Perfil

Mundo

Chanceler da Áustria demite-se após derrota eleitoral

O chanceler austríaco e líder do partido social-democrata SPÖ, Werner Faymann, demitiu-se hoje de todas as suas funções, duas semanas depois de o partido ter sido derrotado na primeira volta das eleições presidenciais.

Reuters

"Ele demite-se de todas as suas funções", afirmou hoje Anja Richter, uma porta-voz da chancelaria, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

Em 24 de abril, o candidato da extrema-direita Norbert Hofer foi o mais votado na primeira volta das eleições presidenciais austríacas e o candidato do SPÖ foi afastado da corrida eleitoral.

Pela primeira vez, o SPÖ e o partido conservador (ÖVP), que governam a Áustria em coligação desde 2008, foram afastados nesta fase do escrutínio, cuja segunda volta está agendada para 22 de maio.

Este resultado, inédito desde a Segunda Guerra Mundial, provocou estragos no seio das duas forças políticas, nomeadamente nos sociais-democratas, onde a legitimidade de Faymann já estava a ser questionada.

Está prevista para hoje uma reunião dos órgãos do partido.

Na primeira volta das presidenciais, o candidato do partido de extrema-direita FPÖ, Norbert Hofer, obteve 36,4% dos votos, o que representou o melhor resultado da força política numa eleição nacional na Áustria desde a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).

Um ecologista, Alexander Van der Bellen, foi pela primeira vez o segundo candidato mais votado, com 20,4% dos votos.

O candidato social-democrata Rudolf Hundstorfer e o conservador Andreas Khol foram afastados da corrida presidencial ao conseguirem apenas 11,2% dos votos cada um.

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.