sicnot

Perfil

Mundo

Chanceler da Áustria demite-se após derrota eleitoral

O chanceler austríaco e líder do partido social-democrata SPÖ, Werner Faymann, demitiu-se hoje de todas as suas funções, duas semanas depois de o partido ter sido derrotado na primeira volta das eleições presidenciais.

Reuters

"Ele demite-se de todas as suas funções", afirmou hoje Anja Richter, uma porta-voz da chancelaria, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

Em 24 de abril, o candidato da extrema-direita Norbert Hofer foi o mais votado na primeira volta das eleições presidenciais austríacas e o candidato do SPÖ foi afastado da corrida eleitoral.

Pela primeira vez, o SPÖ e o partido conservador (ÖVP), que governam a Áustria em coligação desde 2008, foram afastados nesta fase do escrutínio, cuja segunda volta está agendada para 22 de maio.

Este resultado, inédito desde a Segunda Guerra Mundial, provocou estragos no seio das duas forças políticas, nomeadamente nos sociais-democratas, onde a legitimidade de Faymann já estava a ser questionada.

Está prevista para hoje uma reunião dos órgãos do partido.

Na primeira volta das presidenciais, o candidato do partido de extrema-direita FPÖ, Norbert Hofer, obteve 36,4% dos votos, o que representou o melhor resultado da força política numa eleição nacional na Áustria desde a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).

Um ecologista, Alexander Van der Bellen, foi pela primeira vez o segundo candidato mais votado, com 20,4% dos votos.

O candidato social-democrata Rudolf Hundstorfer e o conservador Andreas Khol foram afastados da corrida presidencial ao conseguirem apenas 11,2% dos votos cada um.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..