Cientistas dos EUA descobrem medicamento que destrói células cancerígenas
09.05.2016 23h14
Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos descobriu um possível medicamento que faz com que as células cancerígenas se autodestruam, revela um estudo publicado hoje na revista Proceedings of The National Academy of Sciences.
O novo composto químico atua sobre as células cancerígenas com mais precisão do que qualquer tratamento existente, segundo a investigação realizada por cientistas da organização biomédica The Scripps Research Institute, na Flórida.
A grande novidade do medicamento, já testado em animais, é a precisão, já que ataca diretamente as células que provocam o cancro, incluindo as ocultas, e não afeta as células saudáveis.
O medicamento ativa um mecanismo que faz com as células cancerígenas se matem a si mesmas de "forma programada", explicou o professor Matthew Disney, que liderou a equipa de investigação.
O novo composto pode implementar-se nos principais medicamentos utilizados contra o cancro, para melhorar a identificação das células cancerígenas e atuar diretamente contra elas.
Aquilo significa que não só será um tratamento eficaz, porque atua diretamente contra o tumor, como minimiza os danos nas células saudáveis.
Segundo os cientistas, o tratamento é mais eficaz no cancro da mama, principalmente no de rápido crescimento.
Os cientistas pretendem que o medicamento, assim que for aprovado, seja aplicado no futuro a todo o tipo de tumores, incluindo para combater outras doenças provocadas por vírus como o Zika e o Ébola.
Lusa
Relacionados
-
Johnson & Johnson novamente condenada em caso de pó de talco alegadamente cancerígeno
A multinacional Johnson & Johnson foi condenada a pagar cerca de quase 50 mil euros de indemnização a uma mulher segundo a qual foi o pó de talco da marca que lhe causou cancro nos ovários.
-
Estudo identifica genes e mutações que causam cancro da mama
Um estudo divulgado hoje pela revista Nature identifica genes e processos de mutações genéticas envolvidos no desenvolvimento do cancro da mama, o que deverá permitir a criação de novos medicamentos para tratar a doença.
Na Homepage
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
- 2:09
- 3:31
45 anos de Partido Socialista
O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.
20.04.2018 às 0h27
-
Trump acusa Comey de fazer uma "caça às bruxas" com divulgação de notas das reuniões
O antigo diretor do FBI divulgou as notas que escreveu após as reuniões que teve com o Presidente norte-americano no ano passado. Foram entregues ontem ao Congresso norte-americano. Donald Trump reagiu no Twitter.
20.04.2018 às 12h15
-
Trump convida Putin a visitar EUA
O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.
20.04.2018 às 8h29
-
Desativação de bomba da II Guerra Mundial isola centro de Berlim
As autoridades alemãs estão hoje de manhã a isolar a zona da estação central de caminho de ferro de Berlim para desativar uma bomba que foi lançada durante a II Guerra Mundial obrigando a retirar cerca de 10 mil pessoas.
20.04.2018 às 8h44
-
Executado aos 83 anos o mais velho condenado à morte nos EUA
Um homem de 83 anos foi executado na quinta-feira no estado norte-americano do Alabama, tornando-se o mais idoso condenado à morte desde que a pena capital foi retomada nos EUA na década de 1970.
20.04.2018 às 10h53
-
Vulcão na ilha japonesa Kyushu entra em erupção pela primeira vez em 250 anos
Um vulcão na ilha japonesa Kyushu, adormecido há 250 anos, entrou em erupção na quinta-feira, forçando as autoridades a estender a zona de exclusão à volta da montanha devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.
20.04.2018 às 11h34
-
Xanana encontra-se com Guterres na ONU a meio da campanha em Timor-Leste
O líder da Aliança de Mudança para o Progresso (AMP, oposição), de Timor-Leste, Xanana Gusmão, participa na próxima terça-feira num encontro de alto nível na ONU, em Nova Iorque.
20.04.2018 às 9h33
-
Senado aprova à tangente novo diretor da NASA
O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 9h06
-
Medicamento de marijuana para epilepsia infantil avança nos EUA
O processo para a produção de um medicamento feito a partir da planta da Cannabis avançou esta quinta-feira, com um painel federal de especialistas a recomendá-lo para o tratamento de ataques epiléticos severos em crianças.
20.04.2018 às 11h01
- 7:21
Trocar a economia pela dança
No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança.
19.04.2018 às 21h52
- 5:16