sicnot

Perfil

Mundo

Começou em Bruxelas julgamento de alegados jihadistas

O julgamento de sete suspeitos de ligações à célula terrorista que organizou atentados em Paris e Bruxelas começou hoje na capital belga.

(Arquivo)

(Arquivo)

reuters

Os suspeitos foram detidos em janeiro de 2015, na sequência de uma operação policial, em Verviers, a 120 quilómetro a Leste de Bruxelas.

Outras nove pessoas continuam a ser procuradas pelas autoridades e serão julgadas à revelia.

A polícia acredita que Abdelhamid Abaaud, suspeito de ter planeado os ataques de 13 novembro de 2015, que mataram 130 pessoas em Paris, e que foi abatido num tiroteio dois dias depois, controlava a célula de Verviers a partir da Grécia.

A célula que organizou os atentados de Paris será a mesma que preparou os de Bruxelas, a 22 de março, e que mataram 32 pessoas em explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maalbeck - todos reivindicados pelo Daesh (acrónimo para o auto-proclamado Estado Islâmico.

O principal acusado no julgamento que hoje se inicia - e se prevê que dure três semanas - é Maruane El Bali, que terá disparado sobre a polícia, numa troca de tiros em que dois suspeitos jihadistas morreram.

Os mortos foram identificados como Sofiane Amghar e Khalid Ben Larbi, que se juntaram ao Daesh, na Síria, em abril de 2014.

A rusga em Verviers teve lugar duas semanas após um outro atentado, em Paris, contra o semanário satírico Charlie Hebdo e um supermercado de produtos judaicos e que causaram 17 mortos.

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29