sicnot

Perfil

Mundo

Deslizamento de terras no sudeste da China causa oito mortos

As autoridades da província de Fujian, no sudeste da China, confirmaram hoje a morte de oito pessoas devido a um deslizamento de terras que enterrou o local onde está a ser construída uma central hidroelétrica.

© China Stringer Network / Reut

O desastre, ocorrido no domingo, e que as primeiras investigações associam às chuvas torrenciais que atingem a região, deixou ainda 33 pessoas desaparecidas, segundo a imprensa oficial.

De acordo com a televisão estatal CCTV, mais de 600 pessoas participam nas operações de resgate na localidade de Sanming, tendo retirado, até ao momento, 13 trabalhadores com vida de entre os escombros.

O deslizamento foi provocado pela queda de quase 100.000 metros cúbicos de lama e rochas, que se desprenderam de montanhas adjacentes ao local das obras.

Várias províncias do sul da China sofrem, desde a semana passada, fortes tempestades, que levaram ao cancelamento de voos, cortes da circulação ferroviária e interrupções no fornecimento de eletricidade.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22