sicnot

Perfil

Mundo

Emboscada em dia de eleições nas Filipinas faz 7 mortos

Sete pessoas foram mortas a tiro e uma outra ficou ferida hoje nas Filipinas na sequência de uma emboscada a uma coluna de viaturas, pouco antes da abertura das urnas para as eleições gerais no país, indicou a polícia.

reuters

Homens armados abriram fogo contra um jipe e dois motociclos antes do amanhecer na cidade de Rosario, a sul da capital filipina, Manila, informou o inspetor-chefe Jonathan del Rosario, citado pela agência AFP.

Desconhece-se o motivo do ataque. Contudo, o incidente teve lugar na província de Cavite, que foi identificada pelas autoridades eleitorais como uma "zona de preocupação" devido às rivalidades políticas, indicou del Rosario, porta-voz de uma 'task force' especial, incumbida de monitorizar a violência eleitoral.

Essa 'task force' indicou anteriormente que 15 pessoas morreram em incidentes relacionados com as eleições desde o início do ano.

Mais de 54 milhões de filipinos são chamados às urnas hoje para eleger o Presidente, senadores, governadores provinciais, autarcas e outras autoridades locais.

O novo chefe de Estado irá substituir Benigno Aquino (2010-2016) para um único mandato de seis anos e a cerimónia de posse terá lugar no dia 30 de junho.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.