sicnot

Perfil

Mundo

Emboscada em dia de eleições nas Filipinas faz 7 mortos

Sete pessoas foram mortas a tiro e uma outra ficou ferida hoje nas Filipinas na sequência de uma emboscada a uma coluna de viaturas, pouco antes da abertura das urnas para as eleições gerais no país, indicou a polícia.

reuters

Homens armados abriram fogo contra um jipe e dois motociclos antes do amanhecer na cidade de Rosario, a sul da capital filipina, Manila, informou o inspetor-chefe Jonathan del Rosario, citado pela agência AFP.

Desconhece-se o motivo do ataque. Contudo, o incidente teve lugar na província de Cavite, que foi identificada pelas autoridades eleitorais como uma "zona de preocupação" devido às rivalidades políticas, indicou del Rosario, porta-voz de uma 'task force' especial, incumbida de monitorizar a violência eleitoral.

Essa 'task force' indicou anteriormente que 15 pessoas morreram em incidentes relacionados com as eleições desde o início do ano.

Mais de 54 milhões de filipinos são chamados às urnas hoje para eleger o Presidente, senadores, governadores provinciais, autarcas e outras autoridades locais.

O novo chefe de Estado irá substituir Benigno Aquino (2010-2016) para um único mandato de seis anos e a cerimónia de posse terá lugar no dia 30 de junho.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.