sicnot

Perfil

Mundo

Emboscada em dia de eleições nas Filipinas faz 7 mortos

Sete pessoas foram mortas a tiro e uma outra ficou ferida hoje nas Filipinas na sequência de uma emboscada a uma coluna de viaturas, pouco antes da abertura das urnas para as eleições gerais no país, indicou a polícia.

reuters

Homens armados abriram fogo contra um jipe e dois motociclos antes do amanhecer na cidade de Rosario, a sul da capital filipina, Manila, informou o inspetor-chefe Jonathan del Rosario, citado pela agência AFP.

Desconhece-se o motivo do ataque. Contudo, o incidente teve lugar na província de Cavite, que foi identificada pelas autoridades eleitorais como uma "zona de preocupação" devido às rivalidades políticas, indicou del Rosario, porta-voz de uma 'task force' especial, incumbida de monitorizar a violência eleitoral.

Essa 'task force' indicou anteriormente que 15 pessoas morreram em incidentes relacionados com as eleições desde o início do ano.

Mais de 54 milhões de filipinos são chamados às urnas hoje para eleger o Presidente, senadores, governadores provinciais, autarcas e outras autoridades locais.

O novo chefe de Estado irá substituir Benigno Aquino (2010-2016) para um único mandato de seis anos e a cerimónia de posse terá lugar no dia 30 de junho.

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02